O novo produto da Acer é… uma bicicleta elétrica

Nomeada de ebii, e-bike oferece recursos modernos como inteligência artificial e aplicativo próprio; mercado nacional vem crescendo nos últimos anos

Ricardo Syozi
Por
A ebii (Imagem: Divulgação / Acer)

A Acer anunciou que vai lançar uma bicicleta elétrica chamada de ebii. Também conhecida como e-bike, o gadget foi desenvolvido para o uso diário em cidades. Além das duas rodas, o produto terá recursos de inteligência artificial e promete fazer cerca de 110 km em uma carga. Contudo, a empresa de Taiwan não oficializou data de lançamento e nem preço da novidade.

A Acer é famosa por seus PCs e acessórios, mas a companhia decidiu trazer algo um pouco diferente do que sua base de usuários é acostumada. Pesando 16 kg, a ebii (sim, se escreve com letras minúsculas) tem 145 cm de comprimento e 185 cm de altura.

Sua velocidade é de 25 km por hora, enquanto sua bateria interna de 460W íon-lítio precisa de duas horas e meia para ser recarregada do 0 ao 100. Curiosamente, a pessoa também pode recarregar seus outros dispositivos, como celulares ou notebooks, pela própria bicicleta.

Uma de suas principais características é um recurso que utiliza IA para aprender as preferências do ciclista e mudar de marcha automaticamente dependendo das condições da rua. É importante destacar que os usuários precisarão baixar o aplicativo ebiiGO se quiserem ter em mãos informações como nível de bateria e rotas recomendadas.

Além disso, a ebii traz detectores de colisão, luzes em todas as direções e um sistema de alarme antirroubo. Com isso, a e-bike traz posicionamento via GPS e travas automáticas que funcionam sempre que o seu smartphone estiver longe o suficiente do gadget.

https://youtu.be/LVGcvDXst60

Mercado de bicicletas elétricas cresce no Brasil

Itens como a ebii vêm ganhando espaço nas ruas brasileiras. Em uma pesquisa realizada em 2022 pela Aliança Bike – Associação Brasileira do Setor de bicicletas, esse mercado viu um crescimento de 27,3% entre 2020 e 2021.

Isso quer dizer que 40.891 e-bikes já marcam presença nas casas de entusiastas até o fim de 2021. A tecnologia ainda está tomando forma para os brasileiros, mas alguns já estão trocando suas bikes comuns por opções com bateria interna e recursos modernos.

Para novos usuários, ainda é difícil aprender como escolher sua bicicleta elétrica, entretanto, um dos fatores que vale a atenção é o preço. Segundo a pesquisa, o preço médio desse tipo de gadget é de R$ 7.075,71. Ou seja, ainda não é tão acessível, mas isso pode mudar com o passar do tempo.

Seja como for, a indústria espera que os dados de 2022 sejam ainda melhores. No cenário mais conservador, o crescimento seria de 22%, enquanto no mais otimista, o aumento pode ser de 50%.

Com informações: Engadget.

Receba mais sobre Acer na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados