Virou Google? Instagram mostrará anúncios nos resultados das buscas

Rede social também divulgou um novo tipo de ads; em breve, você poderá pedir uma notificação para algum produto anunciado por uma marca

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 6 meses
Instagram (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A regra é bem fácil de compreender: sem anúncios, uma rede social não sobrevive. E o Instagram quer sobreviver com sobras — ou melhor, com buscas. A plataforma divulgou na última terça-feira (21) que mostrará propagandas nos resultados das buscas feitas pelos usuários.

A outra forma de anúncio que o Instagram criou traz uma ferramenta para o usuário ativar uma notificação. O recurso será útil para marcas que querem anunciar eventos, especialmente aquelas que lançarão novos produtos. A Starz, canal de TV paga dos Estados Unidos, é uma das primeiras a testar o recurso.

Compre, compre, compre! Instagram traz novos anúncios

Os anúncios em resultados de busca do Instagram seguem o mesmo modelo do Google e Bing. O usuário fará uma pesquisa e verá alguns resultados pagos. De acordo com o Instagram, esse formato será usado nas buscas que envolvem estabelecimentos comerciais — e conteúdos.

Por exemplo, no caso de comércios, pesquisou algum restaurante de comida mexicana? O Instagram mostrará, além de contas sugeridas, um anúncio de algum restaurante do tipo. Mas fica uma dúvida no ar.

Como que o Instagram fará com que os anúncios sejam assertivos? O próprio Mark Zuckerberg, CEO da Meta, reclama que a política de privacidade de Apple afetou o segmento de Ads da empresa. Com isso, os anúncios em suas redes (e em todas as outras) ficaram “ruim” — para não dizer outra coisa.

Instagram cria ferramenta de notificação para anúncios de eventos (Imagem: Divulgação/Instagram)
Instagram cria ferramenta de notificação para anúncios de eventos (Imagem: Divulgação/Instagram)

O outro anúncio, com opção de receber uma notificação, não é tão ruim como parece. Não é que você receberá anúncios por notificação, mas poderá ativar um lembrete diretamente de uma propaganda.

Na divulgação do Instagram, a empresa mostrou um ads do Starz para ilustrar. Na propaganda do canal, é anunciada a estreia da temporada de The Walking of the Dead. O usuário poderá clicar na opção de lembrar o evento. Assim, quando a série começar, o Instagram enviará uma notificação.

Esse formato também é útil para fabricantes de celulares. Quem sabe o próximo Galaxy Unpacked e evento de lançamento do iPhone 15 sejam apareçam na sua timeline nesse formato.

Com informações: The Verge e Instagram

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Canal Exclusivo

Relacionados