Legado da compra: Twitter encerrará selo azul “Legacy” na próxima semana

Selo de verificação Legado foi criado para identificar contas que receberam o certificado antes do novo Twitter Blue, assinatura que entrega o selo para clientes

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 7 meses
Twitter (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Twitter anuncia que encerrará o selo legado em 1º de abril (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Se não for pegadinha de 1º de abril, esta data marcará o fim de uma era no Twitter. A plataforma comunicou que, no início do próximo mês, encerrará o selo de verificação “Legado” criado para contas que foram verificadas antes de Elon Musk comprar o Twitter.

A marcação de Legacy, como é chamada no inglês, serve para diferenciar contas originais de possíveis contas falsas. Logo que o Twitter Blue foi liberado para diversos países, com a funcionalidade de mostrar um selo azul ao lado, trolls começaram a se passar por contas de empresas e de famosos — teve até o caso notável de um fake do Lebron James, jogador de basquete, dizendo que estava saindo Los Angeles Lakers.

Em seu pouco tempo de vida, o Legacy era útil. Mas chegou a hora de dizer adeus. Ou será que é uma pegadinha de 1º de abril bolada a um nível Jim Halpert?

Legacy está morto, longa vida ao Twitter Blue?

Com o fim do Legacy, quem não pagar o Twitter Blue, serviço de assinatura do Twitter, perderá o clássico selo azul na sua conta. Você provavelmente não verá uma Kim Kardashian da vida perdendo a sua verificação, ou o Lebron James. Eles têm condições de pagar com sobras, mas isso pode afetar órgãos públicos e ONGs que possuem dificuldades (principalmente burocráticas) de assinar uma verificação.

As críticas ao modo como o Twitter verificava as contas de famosos, pessoas públicas e organizações são válidas. Na minha época de MMA Brasil, um dos sites pioneiros em MMA e podcast no Brasil, nunca fomos verificados.

Todavia, o selo era importante para validar informações oficiais (gostasse você ou não da pessoa verificada) e evitar a propagação de contas fakes ou de paródias — este um tipo voltado ao humor.

Além de ganhar dinheiro com o selo de verificação, a proposta de lançá-lo como recurso do Twitter Blue é diminuir o uso de bots e contas falsas na rede social — mesmo que exista outros métodos para resolver esse problema.

Para mitigar possíveis casos de contas falsas de empresas, já existe o selo dourado. Para celebridades de “alto impacto”, vide a Kim Kardashian e seus 75 milhões de seguidores para exemplo, não foi apresentado alguma mudança. Empresas poderão se inscrever no programa de Organizações Verificadas.

Kim Kardashian é uma das pessoas mais seguidas no Twitter (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Kim Kardashian é uma das pessoas mais seguidas no Twitter (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Data do fim soa como trollagem — e pode ser proposital

Elon Musk possui um vultoso histórico de promessas não cumpridas e de trollagens. Lembra da venda de ações da Tesla por R$ 420? Uma piada séria com o uso de maconha. O anúncio do fim do selo Legacy no dia 1º de abril tem cheiro de mais uma pegadinha — e de promessa a não ser cumprida.

Contudo, a escolha da data pode ser proposital, justamente para causar essa dúvida na imprensa e nas pessoas. Aqui no Tecnoblog, nossa editora Vivi Werneck recebeu na sua timeline um anúncio pedindo para assinar o Twitter Blue e não perder o selo de verificação. A verdade sobre o caso o fim do selo legado, ironicamente, será dada no dia da mentira.

Propaganda do Twitter Blue para contas com verificação legado (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Propaganda do Twitter Blue para contas com verificação legado (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Receba mais sobre Twitter na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados