Itaú caiu: clientes reportam problemas nesta quinta-feira (6)

Pix está indisponível, e aplicativo diz que não foi possível consultar a chave; clientes também relatam problemas no login e no iToken

Giovanni Santa Rosa
Por
Fachada do banco Itaú (Imagem: thomashobbs / Flickr)
Fachada do banco Itaú (Imagem: thomashobbs / Flickr)

Você é cliente do Itaú e está com dificuldade em acessar sua conta nesta quinta-feira (6)? O problema é generalizado: diversos relatos apontam que o sistema da instituição financeira está com problemas para enviar Pix, acessar a conta e consultar saldo.

Itaú tem problemas nesta quinta (6)

Estes bugs vêm sendo relatados desde às 11h de hoje, segundo o DownDetector. Houve uma queda no volume de reclamações por volta das 12h, mas o número segue acima da média.

Usuários se queixam que o recurso de Pix não funciona, e não conseguem realizar transferências instantâneas para outros bancos.

O Tecnoblog fez o teste e confirmou a falha. Ao tentar fazer um Pix, o app de celular mostra essa mensagem de erro: “Aguarde 1 minuto para tentar novamente. Tivemos um problema para consultar essa chave!”

Os clientes relatam outros tipos de problema. Para alguns não conseguem acessar a conta e recebem um aviso de agência ou conta inválida. Outros não conseguem usar o iToken, e há quem diga que o saldo sumiu.

No app, aparece um aviso de que o Pix está passando por instabilidades. O banco pede que o cliente não tente refazer a transação e aguarde o serviço ser normalizado

Em sua conta no Twitter, o Itaú diz que o problema no Pix está sendo normalizado, apesar dos relatos dos clientes.

O banco também sugere optar pelo TED, que cai no mesmo dia útil, mas vale lembrar que o serviço pode ser tarifado, ao contrário do Pix, que é gratuito.

O Tecnoblog entrou em contato com a assessoria de imprensa do Itaú, que enviou o seguinte posicionamento oficial da instituição:

O Itaú Unibanco informa que identificou instabilidade para transações via Pix no final da manhã desta quinta-feira (6) para clientes pessoa física e jurídica. O banco informa que a funcionalidade está sendo restabelecida gradativamente e estará disponível para todos os clientes nos próximos minutos.

Às 14h37, o banco enviou novo comunicado:

O Itaú Unibanco informa que o sistema Pix já foi totalmente normalizado. O banco pede desculpas a seus clientes por qualquer inconveniente.

O Itaú não foi o único banco a apresentar problemas na manhã desta quinta. Coisa parecida aconteceu no Banco do Brasil: o app também ficou fora do ar por algumas horas.

Receba mais sobre Itaú na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados