OneNote vai contar com Copilot para organizar anotações e muito mais

Inteligência artificial vai dar uma força em planejamentos, rascunhos e listas de tarefas; ferramenta está sendo testada também no Word e no Outlook

Giovanni Santa Rosa
Por
Microsoft OneNote
Microsoft OneNote (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Há algumas semanas, a Microsoft anunciou que os aplicativos da suite Microsoft 365 terão um recurso chamado Copilot. Usando inteligência artificial, ele pode ajudar a escrever rascunhos no Word, criar apresentações no PowerPoint e gerar respostas no Outlook, entre outras possibilidades. Mais um app vai receber a ferramenta: o OneNote, usado para anotações.

Segundo a Microsoft, a assistente virtual é capaz de algumas tarefas, como:

  • fazer rascunhos de planos, sugerir ideias, criar listas, organizar informações;
  • resumir, reescrever, formatar e adicionar contextos a textos existentes;
  • reorganizar seu caderno de anotações, ajustar a formatação e fazer destaques nas partes mais importantes.

O funcionamento é bem parecido com o que vimos nos outros apps da Microsoft: basta fazer o pedido na barra lateral, usando linguagem natural, como você diria a uma pessoa, e a IA tenta executar aquela tarefa.

No vídeo de exemplo, o usuário pede ajuda para organizar uma festa. O OneNote, então, cria uma série de páginas, uma para cada etapa do processo: cardápio, atividades, aluguel de espaço, lista de convidados.

Em um segundo momento, o usuário solicita uma lista de tarefas, e o Copilot cria um passo-a-passo do que precisa ser feito.

Copilot para OneNote
Copilot para OneNote (Imagem: Reprodução/Microsoft)

Copilot para OneNote ainda não tem prazo

O anúncio foi feito no fórum oficial Tech Community, em uma publicação assinada por Greg Mace, que é gerente de produto do OneNote.

Por enquanto, não existe uma previsão de quando o Copilot vai chegar ao OneNote.

Para efeito de comparação, a inteligência artificial está sendo disponibilizada bem lentamente entre assinantes corporativos do Microsoft 365. Eles estão testando uma versão preview do assistente em apps como o Word e o Outlook.

Quem já testou diz que a implementação ainda está nos primeiros passos, e muitas das funcionalidades anunciadas ainda não estão disponíveis. Pelo visto, a Microsoft ainda tem muito trabalho pela frente, e vamos precisar aguardar um pouco mais.

Com informações: The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados