Cuidado: sua Roda pode estar aparecendo para todo o Twitter

Tweets da Roda deveriam ficar visíveis apenas a um público selecionado, mas estão sendo recomendados para outros usuários por algoritmo

Giovanni Santa Rosa
Por
• Atualizado há 4 meses
Logotipo do Twitter
Twitter (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

A Roda do Twitter é recurso parecido com o Close Friends do Instagram, para que alguns posts fiquem limitados a um público selecionado. Nas últimas semanas, porém, usuários reclamam que esses tweets estão “vazando” e aparecendo para outras pessoas.

Segundo relatos repercutidos pelo TechCrunch, publicações limitadas começaram a aparecer na aba Para Você, seção da rede social que traz recomendações automáticas, feitas por um algoritmo. Teve gente que chegou até mesmo a ver até mesmo a Roda de quem não segue.

Trocadilhos à parte, a razão de ser deste recurso é justamente dar proteção para posts mais pessoais, que o usuário não quer que cheguem a todas as pessoas. O mal-funcionamento acaba sendo um problema para a privacidade.

Alguns usuários resolveram fazer um teste. Primeiro, limparam a lista de seguidores que podiam ver tweets da Roda. Em seguida, fizeram um post dizendo algo como “se você está vendo este tweet, curta ou mande uma resposta”.

Como a lista estava vazia, ninguém deveria ver aquela publicação. Na prática, porém, alguns usuários tiveram likes e respostas.

Aqui no Tecnoblog, nós fizemos o mesmo processo em nossas contas pessoais e na conta do próprio site, mas não conseguimos reproduzir a falha: sem ninguém na Roda, ninguém interagiu com nossos tweets.

Twitter está bugado desde demissão em massa

O vazamento da Roda não é o único problema técnico que vem acontecendo no Twitter ao longo dos últimos meses.

Alguns envolvem ela mesma: os tweets não aparecem mais com o banner verde, que indicava que aquela publicação era destinada a um público mais restrito.

Só era possível saber porque o botão de retweet ficava desativado, e mesmo ao tocá-lo, o aviso de que a operação não era possível aparecia com um “(null)” no lugar do nome do usuário.

Só é possível saber que um tweet é da Roda ao tentar dar retweet
Só é possível saber que um tweet é da Roda ao tentar dar retweet (Imagem: Reprodução/Twitter)

Usuários também relatam que tweets de contas bloqueadas ou silenciadas são recomendadas em suas abas Para Você — isso não deveria acontecer.

Além disso, algumas notificações não estão aparecendo, e as pessoas só veem respostas depois de muito tempo.

Coincidentemente ou não, a situação piorou desde que Elon Musk assumiu a companhia, em novembro de 2022.

Entre as medidas tomadas, ele demitiu um grande número de engenheiros e adotou uma filosofia “hardcore” na empresa, exigindo longos períodos de trabalho.

Infelizmente, o TechCrunch não conseguiu um posicionamento oficial do Twitter. Desde março de 2023, a empresa não conta mais com assessoria de imprensa, e todos os e-mails enviados para o antigo endereço recebem um emoji de cocô como resposta automática.

De qualquer forma, fica a recomendação: não coloque nada comprometedor na sua Roda.

Com informações: TechCrunch

Receba mais sobre Twitter na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados