Twitter vai colocar rótulo de alcance limitado em posts com discurso de ódio

Rede social adota política de "liberdade de expressão, não liberdade de alcance" e vai revelar quando um tweet foi penalizado

Giovanni Santa Rosa
Por
Twitter
Twitter (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Twitter anunciou nesta segunda-feira (17) uma nova abordagem para tratar publicações que violam as regras da plataforma contra discurso de ódio. A rede social terá um rótulo de visibilidade limitada, que identifica posts que tiveram seu alcance limitado.

A penalização sobre o alcance não é uma novidade: o Twitter já faz isso. O que muda é que a empresa deixará claro quando tomou essa atitude.

“Historicamente, não fomos transparentes ao tomar ações desse tipo”, diz a publicação da empresa. “Em breve, vamos acrescentar rótulos públicos a tweets que possam estar violando nossas políticas, permitindo que você saiba que limitamos sua visibilidade.”

Nestes casos, o post fica visível para menos pessoas. Ele deixa de aparecer em áreas como resultados de busca, trends e notificações recomendadas, e propagandas não ficam próximas a ele. Se este tweet é uma resposta, ela fica por último na lista.

Mesmo assim, ele não será removido. A empresa chama essa política “liberdade de expressão, não liberdade de alcance” e diz que é uma resposta à censura e ao binarismo de decidir derrubar ou não um post.

O Twitter também ressalta que esta medida é aplicada por tweet, não por conta, afetando uma única publicação, não todas as do usuário. O autor também pode questionar a punição, mas não há garantias de que a medida será revertida.

Rótulo de visibilidade limitada
Rótulo de visibilidade limitada (Imagem: Divulgação/Twitter)

Como lembra o TechCrunch, o Twitter cortou grande parte do seu quadro de funcionários. Por isso, a moderação é, em sua maioria, feita usando ferramentas de automação, que podem classificar tweets incorretamente. Daí a necessidade de poder apelar contra as punições.

Segundo a empresa, as políticas contra discurso de ódio serão as primeiras a receberem o novo rótulo. A ideia é expandir para outras regras nos próximos meses.

Elon Musk prometeu mais transparência

As novas medidas cumprem o que Elon Musk havia anunciado em novembro de 2022.

Na ocasião, ele disse que tweets com discurso de ódio seriam “desimpulsionados e desmonetizados ao máximo”. Assim, o Twitter não ganharia dinheiro com eles.

Musk também prometeu revelar quando uma conta tomou “shadowban”, nome dado a medidas de restrição que diminuem o alcance, mas não são reveladas ao usuário. Por enquanto, isso ainda não aconteceu.

Com informações: Twitter, The Verge, TechCrunch

Receba mais sobre Twitter na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Canal Exclusivo

Relacionados