Agora você pode colocar até cinco links na bio do Instagram

Rede social atende a pedidos de usuários e cria espaço dedicado a links; Linktree é a principal alternativa para contornar limite

Giovanni Santa Rosa
Por
Perfil do Instagram terá área dedicada a links
Perfil terá área dedicada a links (Imagem: Divulgação/Instagram)

Uma das expressões mais ditas e ouvidas no Instagram é “link na bio”. Só que a rede social só liberava um link, e muitos criadores de conteúdo e empresas acabavam recorrendo a serviços externos para direcionar seu público a diferentes páginas. Isso vai mudar: agora, a rede social vai permitir até cinco links.

A mudança foi anunciada nesta terça-feira (18) por Mark Zuckerberg, CEO da Meta, em seu canal de transmissão no app. Segundo o executivo, este provavelmente foi um dos recursos mais pedidos na história do aplicativo.

Com a nova ferramenta, basta ir até seu perfil do Instagram, abrir a opção de editá-lo e tocar no item “Links” do menu. Ali, você consegue adicionar nome e URL para cada um dos links desejados e reordená-los de acordo com sua preferência.

No perfil, o primeiro link aparecerá destacado, acompanhado de “X more”. Em português, a tradução não está muito boa, e aparece “X outra(s) pessoa(s)”, provavelmente reutilizando o texto dos likes.

Ao tocar nessa área, aparece uma lista de links na parte de baixo da interface, de um jeito bem bonitinho e organizado.

Links no Instagram do Tecnoblog
Links no Instagram do Tecnoblog (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Linktree cresceu na lacuna deixada pelo Instagram

Como o Instagram tinha limite de apenas um link, a solução era usar um serviço externo, como o Linktree. A plataforma permite criar uma página com diversos títulos e endereços. Aí, era só colocar este link na bio e centralizar lá todas as conexões.

As páginas do Linktree, inclusive, parecem servir de inspiração para o que o próprio Instagram fez agora.

A ferramenta fez tanto sucesso que a empresa captou US$ 45 milhões em investimentos em 2021.

E a empresa tem formas de ganhar dinheiro: o plano básico é grátis, mas há pacotes que custam até R$ 85 por mês, com agendamento de links, formulários de contato, conexões com programas de afiliados, análise de tráfego e muito mais.

Agora, com o Instagram liberando mais links, resta saber se o Linktree vai continuar fazendo sucesso.

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados