WhatsApp anuncia função que salva mensagens temporárias, se você deixar

Novo recurso do WhatsApp vai permitir que mensagens temporárias sejam guardadas após expirar, mas remetente terá que autorizar

Emerson Alecrim
Por
WhatsApp (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
WhatsApp (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Nesta sexta-feira (21), o WhatsApp anunciou o recurso “Salvar na conversa”. A ideia é permitir que determinadas mensagens temporárias deixem de ser… temporárias. Para tanto, o emissor da mensagem deverá decidir se o destinatário pode ou não salvar aquele conteúdo em sua conta.

Tudo o que é preciso fazer é pressionar a mensagem temporária a ser guardada por alguns instantes e, no menu que surgir, tocar no ícone correspondente (ao lado da lixeira).

Na sequência, o emissor daquela mensagem será notificado sobre a tentativa de salvá-la, e poderá autorizar ou não o procedimento.

Se o remetente negar, a mensagem será excluída quando o seu tempo de duração terminar. Se aceitar, o conteúdo será marcado na área de mensagens favoritas do destinatário.

Além de mensagens de texto, a novidade vale para conteúdo em áudio e vídeo.

Faz sentido?

Parece não haver lógica em permitir que mensagens temporárias do WhatsApp sejam guardadas. No entanto, o novo recurso pode ser útil nas situações em que a mensagem ainda teria valor após expirar.

Imagine, como exemplo, que você recebeu de um amigo orientações sobre como preparar um prato difícil. Talvez você queira replicar a receita em outra ocasião. Nessa situação, guardar a mensagem com as orientações faz sentido.

De todo modo, o poder de decisão estará sempre nas mãos da pessoa que enviou aquele conteúdo.

Função 'Salvar na conversa' (imagem: divulgação/WhatsApp)
Função ‘Salvar na conversa’ (imagem: divulgação/WhatsApp)

E chega quando?

Se acordo com o WhatsApp, nas próximas semanas. O recurso vai ser liberado gradualmente e de modo global, tanto para usuários de Android quanto de iOS.

Para quem não conhece, as mensagens temporárias no WhatsApp consistem em conversas que são apagadas automaticamente após o período de tempo definido pelo usuário.

Atualmente, é possível escolher prazos de 24 horas, sete dias ou 90 dias. O WhatsApp vem testando mais opções de duração, mas não há previsão para elas serem liberadas oficialmente (se é que um dia serão).

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados