Snapdragon 8 Gen 3 é visto em testes de benchmark e deve chegar mais cedo

Próximo SoC topo de linha da Qualcomm aparece no AnTuTu e Geekbench; fabricante deve quebrar tradição e adiantar lançamento do chip

Felipe Freitas
Por
Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2, um chip Arm de 64 bits (Imagem: Giovanni Santa Rosa/Tecnoblog)
Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 pode chegar mais cedo em 2023. Imagem ilustrativa (Imagem: Giovanni Santa Rosa/Tecnoblog)

O Snapdragon 8 Gen 3, próximo processador topo de linha para smartphones da Qualcomm, foi encontrado em sites de benchmark. O system on a chip (SoC) apareceu no GeekBench e AnTuTu, duas plataformas populares para testes. Esses resultados mostram que o processador ainda não supera o A17 Bionic, chip que equipará a série iPhone 15 Pro — e teve seus testes vazados pelo mesmo leaker.

O responsável por achar os testes do Snapdragon 8 Gen 3 foi o leaker Revegnus, conhecido no Twitter pela arroba @Tech_Reve. Em março, ele publicou os resultados do A17 Bionic, que também foi encontrado pelo AppleShrimpPro, um “vazador” especializado em Apple — mas relembrou que os testes são novos demais para garantir qualquer desempenho final.

Inclusive, o Snapdragon 8 Gen 3 pode chegar mais cedo neste ano, com um lançamento mais próximo do seu concorrente A17 Bionic. Há um bom tempo, a Qualcomm costuma lançar o seu SoC topo de linha em novembro. Dessa vez, é especulado que a empresa lance o chip em outubro.

Resultados do Snapdragon 8 Gen 3 em benchmark

No teste do Geekbench, o Snapdragon 8 Gen 3 marcou 2.563 pontos em single core e 7.256 pontos em mult-core. No benchmark de GPU, o SoC marcou 8.621. No AnTuTu, o processador fez 331.292 pontos, enquanto os gráficos marcaram 853.295 pontos. Quando comparado ao vazamento do A17 Bionic, o desempenho fica levemente abaixo do rival.

https://twitter.com/Tech_Reve/status/1652466281273249792

Porém, ainda estamos falando de versões de engenharia dos chips. Em suas versões finais, o processador da Qualcomm e chip da Apple podem apresentar resultados diferentes — seja para melhor ou para pior.

Como visto no tweet, o leaker Revegnus divulgou prints de usuários da rede social chinesa Weibo. Até a publicação dessa notícia, os resultados não apareciam no site do Geekbench e AnTuTu. O leaker Digital Chat Station, também com um bom histórico de acertos em vazamentos, afirma que o número de série do Snapdragon 8 Gen 3 é SM8650.

Snapdragon 8 Gen 3 terá fabricação em 4 nm e eliminará o SD8+

Fábrica da TSMC (imagem: divulgação/TSMC)
Snapdragon 8 Gen 3 será fabricado em nó de 4 nm da TSMC (Imagem: Divulgação/TSMC)

Uma outra especulação sobre o próximo SoC da Qualcomm indica que ele será fabricado no processo de 4 nm da TSMC. A decisão foi tomada pelo bom desempenho do nó de 4 nm, custo de fabricação e porque a TSMC poderá iniciar a produção em massa assim que a Qualcomm finalizar o desenvolvimento do Snapdragon 8 Gen 3.

Aliás, há uma razão para estarmos falando deste chip “tão cedo no ano”. Há um rumor que a Qualcomm não criará um Snapdragon 8+ Gen 2.

Com informações: Gizmochina e GSMArena

Receba mais sobre Qualcomm na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Canal Exclusivo

Relacionados