Samsung adiantará lançamento do Z Fold 5 e Z Flip para enfrentar a Apple, não o Google

Fontes apontam que a Samsung fará o Galaxy Unpacked dos seus dobráveis em julho, para lidar com Pixel Fold; nova especulação sugere que motivo é roubar vendas da Apple

Felipe Freitas
Por
Galaxy Z Fold 4 e Galaxy Z Flip 4 (imagem: divulgação/Samsung)
Galaxy Z Fold 5 e Galaxy Z Flip 5 devem ser anunciados antes da data "tradicional"; imagem ilustrativa (Imagem: Divulgação/Samsung)

Diferentes fontes e leakers do mundo dos smartphones concordam em uma coisa: o segundo Galaxy Unpacked do ano chegará antes do normal. Segundo eles, a Samsung realizará o evento no fim de julho. Porém, o motivo para isso pode não ser medo do smartphone dobrável do Google.

Revelado ontem e com anúncio previsto para o dia 10 de maio, o Pixel Fold terá suas vendas iniciadas antes do Galaxy Z Fold 5 e Galaxy Z Flip 5. Por isso, é natural imaginar que a Samsung não quer perder vendas para outro dobrável. Mas uma fonte do jornal sul-coreano Hankyung afirma que a ideia da Samsung é ganhar as vendas da série iPhone 15 — e a especulação tem lógica.

Samsung quer mais tempo “de prateleira” antes do iPhone 15

Segundo a fonte do Hankyung, jornal de economia da Coreia do Sul, a Samsung quer o Z Fold 5 e o Z Flip 5 disponíveis por mais tempo antes do lançamento do iPhone 15 — e para maximizar o lucro do terceiro trimestre de 2023, que começa em julho.

A previsão é que as vendas dos novos dobráveis da Samsung comecem no meio de agosto. Nos últimos anos, esse foi mês em que a fabricante realizou o anúncio dos smartphones no Galaxy Unpacked, abrindo a pré-venda e com as entregas dias depois. No ano passado, as vendas iniciaram no dia 23 de agosto.

Contudo, setembro é o mês em que a Apple lança seus novos iPhones. Assim, a Samsung fica um curto espaço de tempo com os seus dobráveis sendo os smartphones topo de linha mais recentes — a Apple anunciou o iPhone 14 em 7 de setembro. E quem quer um celular premium pode esperar mais um tempinho para comprar um iPhone novo ou um antigo que sofra uma redução de preço.

Galaxy Z Fold 4 (imagem: divulgação/Samsung)
Dobráveis são premiums, mas pelo preço há quem prefira esperar para comprar um iPhone (Imagem: Divulgação/Samsung)

Ao lançar os novos Galaxy Fold 5 e Galaxy Flip 5 em agosto, a Samsung fica com duas semanas “nadando sozinho” no segmento premium — até a Apple mostrar os iPhones. Com o Galaxy Unpacked no fim de julho e os dobráveis chegando no meio de agosto, a Samsung ganha quase um mês para pegar os clientes que poderiam ir para a Apple.

Outra vantagem que a Samsung vê em adiantar o lançamento é recuperar a queda de 96% nos lucros. A venda de smartphones diminuiu em todo o mundo no primeiro trimestre deste ano, então ter dois smartphones premium no meio de agosto pode melhorar o resultado financeiro do terceiro trimestre.

Com informações: Korean Economic Daily (1 e 2, em coreano) e WCCFTech

Receba mais sobre Samsung na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados