Google anuncia parceria com a Samsung para melhorar APIs de segundo plano

Samsung foi a primeira fabricante anunciada pelo Google para sua proposta de melhorar o funcionamento de apps em segundo plano; novidade chegará no One UI 6

Felipe Freitas
Por
Logotipo do Google
Google quer melhorar funcionamento de apps em segundo plano (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

O Google anunciou nesta segunda-feira (8) um projeto que deve melhorar o uso de apps em segundo plano no Android. A empresa divulgou que trabalhará em conjunto com as fabricantes de smartphones para “unificar” a APIs que operam “nos bastidores” do Android. A Samsung será a primeira fabricante a se juntar com o Google nessa iniciativa.

E o melhor: os frutos desse desenvolvimento chegarão já no One UI 6, próxima interface da Samsung que será baseada no Android 14, próxima versão do sistema operacional do Google. É esperado que essas melhorias nas APIs comecem nas próximas versões beta do Android 14 e nos testes do próximo One UI.

Google atende pedido de desenvolvedores

Esse anúncio do Google é a resposta para uma reclamação antiga de desenvolvedores. Pelo menos desde o Android 6, quando o Google lançou o modo Doze para o seu sistema operacional. A ideia era “unificar” a economia de bateria entre os smartphones que usam o Android. Mas houve um problema.

Segundo o site do “Don’t Kill My App”, a API criada pelo Google não foi adotada pelas fabricantes. Com isso, as fabricantes seguiram seus próprios programas — geralmente com um código mal-feito. Isso acaba prejudicando o funcionamento de aplicativos com operações em segundo plano e falhando em aumentar a duração da bateria.  

Samsung Health Monitor (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Aplicativos de monitoramento de saúde serão beneficiados pela melhoria (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Com essas parcerias, o Google quer resolver pelo menos um problema: as diferenças entre cada API. Ao resolver essa situação, a empresa quer facilitar a vida dos desenvolvedores.

Se a API prejudica a operação de um app em segundo plano, os devs precisam “se virar” para fazer o aplicativo funcionar como deve. Porém, com tantas fabricantes de celulares, isso é quase impossível. Logo, apps que operam desse modo, como os de monitoramento de saúde, podem não agir como o esperado.

No comunicado em seu blog, o Google afirmou que espera entregar uma API que funcione de maneira mais consistente e de modo previsível no ecossistema Android. A previsão é que o Android 14 seja lançado em agosto, com as interfaces de terceiros chegando nas semanas seguintes — quando veremos se o Google e as fabricantes entregaram o esperado.

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Canal Exclusivo

Relacionados