Twitter explica bug que deixou a sua Roda visível para gente estranha

Rede social divulgou comunicado explicando falha que aconteceu em abril; tweets que deveriam ser fechados para “amigos” apareciam para pessoas não listadas

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 8 meses
Tweets da Roda, que só devem aparecer para quem você listou, eram mostrados para contas de fora da lista (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Twitter divulgou a causa do bug que deixou tweets da Roda visível para todos. O recurso da rede social do passarinho funciona como o Melhores Amigos do Instagram. Porém, em abril, as publicações da Roda estavam aparecendo para usuários não inscritos na lista de amigos.

Segundo a empresa, em um e-mail do qual o The Guardian teve acesso, um incidente de segurança ocorrido no início do ano foi o responsável por mostrar a Roda dos usuários para todo o Twitter. A empresa não entrou em muito detalhes sobre o incidente. Mas afirmou que a falha foi corrigida.

Sua Roda agora só está aberta para amigos e mais chegados

Agora que a falha foi corrigida, você pode usar a Roda à vontade. O Twitter afirma que os tweets publicados no recurso só ficará visível para as contas que você adicionou na lista — geralmente formada por amigos ou pessoas mais próximas. Agora, nada de gente estranha metendo o bedelho na sua Roda.

No e-mail, o Twitter afirmou que está comprometido em proteger a privacidade das pessoas que usam o seu serviço. “Nós entendemos os riscos que um incidente como este pode causar e estamos lamentamos profundamente que isto aconteceu”, disse a rede social no comunicado.

Roda do Twitter funciona como o Melhor Amigos do Instagram, permitindo publicações somente para quem você colocou na lista (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Roda do Twitter funciona como o Melhor Amigos do Instagram, permitindo publicações somente para quem você colocou na lista (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Apesar de entender os riscos e lamentar a falha, o Twitter não comentou os casos envolvendo contas privadas, que são fechadas para não-seguidores. Alguns usuários com “contas fechadas” relatam que seus tweets, em teoria disponíveis somente para os seguidores aprovados, estão aparecendo para pessoas que não os seguem.

Na mesma época em que surgiu o bug com a Roda, outros usuários relataram que a seção “Para Você” mostrava tweets de contas silenciadas ou bloqueadas. Sobre este caso, a rede social também não se pronunciou.

Com informações: Engadget e The Guardian

Receba mais sobre Twitter na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados