Shopee abre dois centros de distribuição no Nordeste e chega a oito no Brasil

Centros de distribuição da Shopee no Brasil operam no modelo de cross-docking, organizando e encaminhando mercadorias para hubs

Giovanni Santa Rosa
Por
Centro de distribuição da Shopee em Santana do Parnaíba (SP)
Centro de distribuição da Shopee em Santana do Parnaíba (SP) (Imagem: Divulgação/Shopee)

A plataforma de e-commerce Shopee vai fortalecer sua atuação no Nordeste brasileiro. A companhia anunciou nesta sexta-feira (12) a inauguração de dois centros de distribuição na região. Eles ficam em Recife (PE) e Salvador (BA).

O espaço de Recife tem 10.000 m², enquanto o de Salvador oferece 6.000 m². Ambos já estão funcionando. Eles operam no modelo de cross-docking, que é diferente de um armazém tradicional.

No cross-docking, as mercadorias são coletadas dos vendedores por parceiros logísticos, reorganizadas e direcionadas aos chamados hubs de última milha, sem estoque. De lá, elas vão para o consumidor final.

Com os novos centros de distribuição, a Shopee chega a oito no Brasil. Os outros seis estão nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. Juntos, eles têm capacidade para atender a mais de 1,5 milhão de pacotes diariamente.

Além disso, a empresa abriu mais de 60 hubs nos últimos meses. Eles operam nos esquemas de primeira milha, coletando mercadorias de vendedores, e última milha, organizando os produtos para seguirem até os clientes.

Como resultado, a companhia diz ter aumentado a capilaridade e atingido 40% mais cidades.

A Shopee também diz ter investido em esteiras de separação automática em algumas unidades, como forma de aumentar a eficiência e a capacidade.

Shopee vem investindo no Brasil desde 2021

A Shopee pertence ao Sea Group, de Singapura. Desde 2021, ela vem intensificando sua presença no Brasil. Naquele ano, a empresa construiu seu primeiro centro de distribuição no país.

Em logística, a frota de veículos de parceiros logísticos cresceu mais de 40%, em comparação com o segundo semestre de 2022.

Caminhão da Shopee
Caminhão da Shopee (Imagem: Divulgação/Shopee)

A Shopee também oferece ao público brasileiro a Shopee Oficial, com lojas oficiais de marcas famosas em seu marketplace, e um programa de afiliados local. A empresa conta atualmente com mais de 3 milhões de vendedores no país.

Toda a operação local é comandada a partir de um escritório de três andares na Avenida Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo (SP). Ele fica mesma região onde gigantes da tecnologia, como Google e Meta, estão instaladas.

Receba mais sobre Shopee na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Canal Exclusivo

Relacionados