Fones FreeBuds 5, da Huawei, chegam ao Brasil com design sem “borrachinha”

Fones de ouvido Bluetooth oferecem cancelamento de ruído ativo mesmo sem ter ponteiras de silicone e prometem até 30 horas de autonomia

Giovanni Santa Rosa
Por
Huawei FreeBuds 5 (Imagem: Giovanni Santa Rosa/Tecnoblog)
Huawei FreeBuds 5 (Imagem: Giovanni Santa Rosa/Tecnoblog)

Na semana passada, a Huawei avisou que seus fones FreeBuds 5 estavam para chegar no Brasil. Nesta quarta-feira (15), a empresa chinesa confirmou o lançamento do aparelho no país. Com cancelamento de ruído e estojo com bateria para 30 horas, eles custam R$ 999.

Os FreeBuds 5 lembram um pouco os AirPods 3, da Apple, na parte dos alto-falantes, mas as hastes são cheias de curvas, mais futuristas.

A Huawei diz que o design foi concebido após milhares de simulações ergonômicas e que o encaixe é confortável. Já a haste em forma de arco deve garantir comandos mais ágeis e sem esforço, afirma a empresa.

Sobre os comandos, aliás, o aplicativo Huawei AI Life permite personalizar toques e gestos, para ações como pausar a música e aumentar ou diminuir o volume. Os FreeBuds 5 se conectam a até dois aparelhos ao mesmo tempo.

Eles não têm as ponteiras de silicone, as famosas “borrachinhas”, o que não é tão comum entre fones Bluetooth mais caros. Para quem não gosta que nada fique enfiado no canal do ouvido, essa opção deve agradar.

Qualidade de som

Os FreeBuds 5 contam com suporte aos codecs L2HC e LDAC. Com isso, a taxa de transmissão de dados de áudio pode chegar a 990 kbps. Eles têm suporte a áudio de alta qualidade de 24 bits/96 kHz. Os fones contam ainda com certificação HWA e Hi-Res Audio Wireless.

Além disso, eles contam com equalizador adaptativo para otimizar o som entre 100 Hz e 2.000 Hz em tempo real, de acordo com o volume, o status de uso e até o formato do canal auditivo.

Por outro lado, senti falta do áudio espacial, tecnologia da moda no setor de áudio nos últimos anos.

Huawei FreeBuds 5 (Imagem: Giovanni Santa Rosa/Tecnoblog)
Huawei FreeBuds 5 (Imagem: Giovanni Santa Rosa/Tecnoblog)

Três microfones para cancelamento de ruído

Apesar de não ter o isolamento do silicone, os FreeBuds 5 prometem proteger o usuário dos barulhos externos. Os fones usam três microfones para identificar o ruído ambiente e produzir a onda contrária para neutralizar os sons.

O cancelamento de ruído também funciona durante as chamadas, e a Huawei promete que o usuário consegue ouvir e ser ouvido mesmo em ambientes movimentados, como transporte público ou um restaurante.

Huawei FreeBuds 5 (Imagem: Giovanni Santa Rosa/Tecnoblog)
Huawei FreeBuds 5 (Imagem: Giovanni Santa Rosa/Tecnoblog)

Estojo com bateria de 30 horas de duração

A Huawei diz que os FreeBuds 5 oferecem 30 horas de autonomia, considerando também o estojo de carregamento. Sozinhos, eles devem durar cinco horas.

Por falar em carregamento, a empresa afirma que ele é 200% mais rápido que o dos FreeBuds 4. Cinco minutos na tomada são suficientes para duas horas de música.

Preço e disponibilidade

Os FreeBuds 5 devem chegar às lojas brasileiras em 5 de junho de 2023. O preço sugerido é de R$ 999. A distribuição para o varejo nacional ficará por conta da Fujioka.

Receba mais sobre Huawei na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados