Meta pode lançar rival do Twitter em junho, app usará sistema do Instagram

Project 92 ou Barcelona, como aplicativo é chamado em seus testes internos, já foi revelado para criadores de conteúdo; previsão é que o app chegue em junho

Felipe Freitas
Por
Apresentação do "Twitter" da Meta para criadores de conteúdo (Imagem: Reprodução/Lia Haberman)
Apresentação do "Twitter" da Meta para criadores de conteúdo (Imagem: Reprodução/Lia Haberman)

A Meta está próxima de lançar o seu aplicativo de mensagens curtas. De acordo com a jornalista Lia Haberman, a empresa de Mark Zuckerberg já apresentou o seu rival do Twitter para criadores de conteúdo. Haberman publicou uma imagem do slide da apresentação em sua newsletter.

O Project 92, também chamado pelo codinome Barcelona ou P92, é ventilado há algum tempo entre o mundo tech. O aplicativo seguirá a ideia de microblogging criada pelo Twitter em 2006. No slide divulgado pela jornalista americana, é revelado o layout e a proposta da Meta com o app.

“Twitter” do Zuckerberg é baseado no Instagram

A próxima rede social da Meta, cuja previsão de lançamento é para o próximo mês de junho, será baseado no sistema do Instagram. Ele será um aplicativo separado da rede social de fotos e vídeos. O slogan do novo produto da Meta é “Instagram para os seus pensamentos”.

A “arquitetura” do Instagram é tão presente no Project 92/Barcelona que a Meta não se deu o trabalho de mudar os ícones de curtir, comentários e mensagem direta. E sim, o layout do feed é idêntico ao Twitter. Contudo, você pode escrever até 500 caracteres — e subir imagens, fotos e vídeos de até 5 minutos.

Por ser totalmente baseado no Instagram, o login no Project 92 usará as mesmas credenciais da rede social de imagens — praticidade. Bio, arroba e seus seguidores serão extraídos do Instagram. Assim como contas bloqueadas e palavras silenciadas. Para resumir, o que você fez e faz na sua conta do Instagram irá para o Project 92.

A imagem da apresentação também mostra um recurso interessante e “amigável”, no sentido de que haverá integração com outras redes sociais. Usuários em outras plataformas, como Mastodon, poderão buscar, seguir e interagir com contas no Project 92.

Com informações: Lia Haberman e The Verge

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados