Dell e Nvidia formam parceria para levar inteligência artificial a empresas

Project Helix reúne infraestrutura e software para que companhias possam desenvolver IAs para atendimento ao cliente, inteligência de mercado e outros fins

Giovanni Santa Rosa
Por
Jeff Clarke, COO da Dell, no palco do Dell World Technologies
Jeff Clarke, COO da Dell, no palco do Dell World Technologies (Imagem: Giovanni Santa Rosa/Tecnoblog)

Direto de Las Vegas — Inteligência artificial é a palavra da moda, mas, por trás de um ChatGPT e um Bard da vida, há muito processamento computacional envolvido. Para levar isso ao ambiente corporativo, a Dell e a Nvidia anunciaram nesta terça-feira (23) o Project Helix, que ajuda as empresas a desenvolverem tecnologias do tipo.

O Project Helix é uma série de soluções full-stack e ferramentas pré-construídas. Com isso, as empresas poderão usar seus próprios dados para criar modelos de IA e treiná-los.

O objetivo é fazer criar inteligências artificiais mais específicas e eficientes que um ChatGPT, por exemplo, que se propõe a falar sobre tudo. Isso pode ser usado em ferramentas de atendimento ao cliente, inteligência de mercado e busca corporativa, entre outras.

A ideia do Project Helix é fornecer tudo necessário para desenvolver uma IA generativa, da infraestrutura ao alinhamento de resultados, passando por criar os modelos, treinar os dados e desenvolver os aplicativos.

No lado da infraestrutura, os servidores PowerEdge XE9680 e R760xa são equipados com GPUs H100 Tensor Core, da Nvidia, além da Nvidia Networking, para permitir treinamento e inferência de IAs generativas.

Jeff Clarke e Jensen Huang, CEO da Nvidia
Jeff Clarke e Jensen Huang, CEO da Nvidia (Imagem: Giovanni Santa Rosa/Tecnoblog)

A Nvidia também fornece o software Nvidia IA Enterprise. Ele inclui mais de 100 frameworks e modelos pré-treinados, além de ferramentas como a NeMo, um framework de grande modelo de linguagem (ou LLM, na sigla em inglês), e o software NeMo Guardrails, que ajuda a criar chatbots que usam inteligência artificial e são específicos para alguns assuntos.

Os produtos do Project Helix começarão a ser disponibilizados em julho de 2023.

Dell acredita em IAs mais específicas que o ChatGPT

Não foi a primeira vez no Dell Technologies World 2023 que executivos da empresa defenderam que o futuro da IA está nos usos específicos, não nos gerais.

“Eu não acredito que um único modelo vá dominar o mercado”, disse Michael Dell, fundador e presidente da empresa, em uma entrevista coletiva na segunda-feira (22), após o anúncio das novidades do Apex.

Já Jeff Clarke, diretor-chefe de operações da Dell, considera que os grandes modelos de linguagem não são eficientes. “O GPT-4 tem trilhões de parâmetros, mas você raramente precisa de um dado que está em um livro de cem anos atrás.”

Giovanni Santa Rosa viajou para Las Vegas a convite da Dell

Receba mais sobre Dell na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Canal Exclusivo

Relacionados