Netflix começa a cobrar no Brasil valor adicional de contas compartilhadas

Serviço de streaming divulgou em seu site oficial que enviará emails informando aos titulares de contas compartilhadas cobrança adicional na assinatura

Felipe Freitas
Por
Netflix
Netflix anunciou início da cobrança em seu site oficial (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Demorou, mas chegou: a Netflix divulgou em seu site a chegada da assinatura de compartilhamento de contas. Segundo a empresa, nos próximos dias, usuários que dividem seu acesso ao streaming com pessoas de fora da sua residência receberão um email informando sobre a nova cobrança. A assinatura compartilhada com alguém de fora da sua residência custará R$ 12,90 por pessoa, adicionando ao valor cobrado do titular da conta.

Essa taxa adicional sugere que a Netflix espera que o assinante original repasse o custo para a outra pessoa. Todavia, na prática, é mais provável que quem compartilha uma conta divida o valor igualmente. De qualquer modo, o serviço de streaming não sairá perdendo dinheiro.

Netflix identificará residência através de IPs conectados

A Netflix explicou em janeiro que a identificação da residência do titular será baseada no IP dos dispositivos conectados. Quem assina precisa acessar a sua conta em algum aparelho ligado ao Wi-Fi de casa e assistir algum vídeo. É necessário entrar na sua assinatura pelo menos uma vez a cada duas semanas para não correr o risco de perder o acesso no dispositivo.

Para quem viaja, é necessário conectar o aparelho móvel, seja notebook, tablet ou smartphone, na rede doméstica para que o sistema não considere o dispositivo como de fora da residência.

Desde que a Netflix iniciou o compartilhamento de contas, os usuários ficaram em dúvida sobre como a empresa faria essa identificação de compartilhamento de contas. O comunicado também ensina tem um link para ensinar como transferir um perfil para outra conta. Com isso, a Netflix espera que um dos integrantes do compartilhamento adquira uma assinatura nova.

Assinantes reclamam da chegada da novidade no Brasil

No Twitter, o público brasileiro não perdoou. Entre as respostas ao tweet estão a de vários usuários relembrando uma publicação do Netflix de 2017. Na publicação, feita no Twitter da matriz, a Netflix disse em inglês que “amar é compartilhar uma senha”. Mas é aquilo as vezes o amor (e o reinado de uma empresa) acabam, aí é preciso seguir.

Um usuário também questionou a situação de parentes, como mãe e filho, que dividem a conta. Além do tweet abaixo, outros clientes da Netflix relataram que dividem conta com parentes de primeiro grau em outras cidades.

Receba mais sobre Netflix na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados