Samsung planeja Galaxy S23 FE com o velho conhecido Exynos

Fabricante sul-coreana pode relançar modelo FE com versão mais acessível do Galaxy S23; linha FE não aparece desde o Galaxy S21 FE, lançado no início de 2022

Felipe Freitas
Por
Samsung Galaxy S21 FE (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Linha FE da Samsung pode retornar nos próximos meses. Imagem ilustrativa (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

A Samsung pode estar preparando “A Volta dos que Não Foram” para 2024. De acordo com novos vazamentos, a sul-coreana quer relançar a linha Fan Edition com um Galaxy S23 FE e chip Exynos 2200 ou 2300. Os smartphones com “FE” no final são versões mais baratas dos modelos Galaxy S.

A linha Galaxy FE está “sumida” do portfólio da Samsung desde janeiro de 2022, quando a fabricante lançou o Galaxy S21 FE. No ano passado, a série S22 não contou com uma versão mais barata. Foi especulado que os problemas de throttling do chip Exynos 2200 cancelaram um modelo S22 FE — e o Exynos 2200 é uma das opções para equipar o Galaxy S23 FE.

Galaxy S23 FE dá motivos para ser alvo de especulações

Os rumores (ou especulações) dos leakers são reforçados com aparições do firmware do Galaxy S23 FE e benchmarks de um novo celular com o Exynos 2300, SoC que a Samsung cancelou para dar lugar ao Snapdragon 8 Gen 2 For Galaxy em todos os seus celulares Galaxy S23 — já vamos analisar isso.

Segundo o site GalaxyClub, o software do SM-S711B, código do modelo Galaxy S23 FE, teve seu desenvolvimento iniciado na Europa. A equipe do site não encontrou o firmware das versões norte-americana e sul-coreana.

Apesar dessa descoberta, isso não garante que o Galaxy S23 FE chegará ainda em 2023. O desenvolvimento do firmware de um dispositivo pode levar em torno de 6 ou 7 meses. No melhor cenário para a Samsung, ele chega nas lojas a tempo das compras do Natal.

Linha Samsung Galaxy S23 (imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Linha Galaxy S23 foi lançada com Snapdragon e três aparelhos. Samsung pode apresentar novo modelo para a série (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Chip Exynos 2200 ou 2300 equiparão o Galaxy S23 FE

Sobre o Galaxy misterioso com o Exynos 2300, não há garantia de que é S23 FE — até porque o código de modelo é diferente. Porém, como ainda estamos nos campos das especulações e tudo precisa ser levado com um pé atrás, não seria maluquice imaginar que a Samsung está “retrabalhando” no Exynos 2300 para corrigir falhas e usá-lo em um Galaxy S23 FE.

Há fortes indícios de que a Samsung usará o Exynos 2400 no Galaxy S24 em diferentes mercados. Logo, lançar um S23 FE com um Exynos retrabalhado ajudaria a mudar imagem de “esquentadinho” deste chip. O leaker Tech Reve afirma que este novo FE usará um Exynos 2200, que dá até arrepios em quem tem ou teve um Galaxy S22 com este SoC.

Nas outras especificações, é aguardado que o Galaxy S23 FE use uma câmera principal com sensor de 50 MP, acompanhado de uma ultra angular de 12 MP e teleobjetiva de 8 MP. Para selfie, a Samsung deve usar um sensor de 12 MP.

Com informações: Gizmochina (1, 2 e 3) e GalaxyClub

Receba mais sobre Samsung na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Canal Exclusivo

Relacionados