BOE apresenta a primeira tela com resolução de 16K do mundo, mas 8K mal chegou

BOE, que fornece telas para a Apple, mostrou protótipo de tela LCD com resolução 16K e 110 polegadas; display possui mais de 100 milhões de pixels

Felipe Freitas
Por
Tela de 16K da BOE foi mostrada no evento Display Week 2023 (Imagem: Ulrike Kuhlmann/Heise.de)

A BOE, fabricante chinesa de componentes eletrônicos, apresentou a primeira tela com resolução de 16K do mundo. O display foi mostrado na SID Display Week 2023, evento voltado à indústria de painéis para dispositivos eletrônicos. Ainda (bem) longe de chegar às lojas, o produto da BOE revela os próximos passos da tecnologia para displays.

Talvez desconhecida pelo nome, a BOE é mais famosa pela fabricação de telas para fabricantes de smartphones. A empresa chinesa é uma das fornecedoras de displays OLED para a Apple. Até o ano passado, a BOE também produzia telas para a Samsung. A sul-coreana optou por descontinuar a parceria em 2023.

O painel da BOE tem taxa de atualização de 60 Hz e brilho máximo de 400 nits. Claro, ainda se trata de um protótipo e com painel LCD. Se ainda estamos longes da popularização das TVs 8K, o desenvolvimento dos televisores 16K pode ir com calma — isso se o consumidor não se contentar com a resolução 4K. Além do mais, é necessário câmeras que gravem em 16K.

Tela de 16K tem pixels para “karamba”

A tela com 16K de resolução, 15.360 x 8.640, possui um total de 132,7 milhões de pixels. São quatro vezes mais pixels que um painel 8K e 16 vezes mais que um de 4K. Todo esse “absurdo” de pixels foi mostrado em um display LCD que mede 110 polegadas.

Protótipo apresentado pela BOE é grande, mas já existem TVs com esse tamanho (Imagem: Vincent Teoh/HDTVTest)
Protótipo apresentado pela BOE é grande, mas já existem TVs com esse tamanho (Imagem: Vincent Teoh/HDTVTest)

O tamanho da tela, convertendo para cm é de 279,4 cm. Apesar da sua diagonal beirar os 3 m, não é um valor tão surpreendente assim. A maior TV vendida no Brasil possui 110 polegadas e integra a linha Samsung The Wall TV. Aliás, essa linha da Samsung possui “televisões” maiores que isso — graças as suas versões modulares, incluindo opções residenciais.

Mas é aquilo: se tamanho fosse documento, o elefante seria dono do circo. Grandes televisões impressionam, mas é a qualidade da imagem que vai agradar aos olhos antes de tudo. E nisso a nossa tecnologia segue em 8K — o que é ótimo, mas ainda caro e pouco acessível.

Com informações: FlatPanelsHD

Receba mais sobre BOE Technology na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados