Samsung reconhece fotos borradas nos Galaxy S23 e promete correção

Usuários relatam fotos com borrões desde março, mas só agora a Samsung reconheceu o problema; “bug” acontece em fotos de curta distância

Felipe Freitas
Por
Galaxy S23 e Galaxy S23 Plus (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Galaxy S23 e Galaxy S23 Plus apresentam borrões fotos de "close-up" (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Antes tarde do que ainda mais tarde, a Samsung se pronunciou sobre o problema de borrão nas fotos tiradas pelo Galaxy S23 e S23+. Em uma publicação no site da Samsung Polônia, a sul-coreana reconheceu o caso, explicou como evitar os borrões e ignorou relatos “mais graves” do bug.

Lançados em fevereiro deste ano, o Galaxy S23 e Galaxy S23+ tiveram os primeiros relatos de fotos borradas e com partes desfocadas ainda em março. A “mancha” é mais comum em fotos tiradas mais próximas do “alvo”, sendo mais visíveis em imagens de textos. A empresa afirmou que irá resolver o problema no futuro — mas sem especificar a distância desse tempo.

Borrões são causados por recurso para brilho da imagem

A Samsung atribui o problema à “abertura de brilho” (tradução literal), usada para capturar mais luz em ambientes poucos iluminados. Segundo a fabricante, as lentes do Galaxy S23 e Galaxy S23+ têm uma área de foco menor, o que faz a imagem ficar borrada no centro.

De fato, é comum que os sensores maiores, cada vez mais presente nos celulares topos de linha, apresentem esse problema. No entanto, o Galaxy S23 Ultra não passa pelos problemas, pois ele muda de câmera automaticamente quando registra uma imagem de perto e ativa o boost de foco.

Além do mais, na publicação oficial da Samsung, ela afirma que o problema é mais comum ao tirar fotos horizontais. Por isso, a fabricante pede que os usuários tirem fotos na vertical. Porém, clientes com os modelos Galaxy S23 e S23+ relataram os borrões ao tirar fotos verticais — e o Tecnoblog consegui recriar o bug.

Mesmo com celular muito próximo, foto registrada com Galaxy S23 tem um "desfoque" exagerado no centro (Imagem: Everton Favretto/Tecnoblog)
Mesmo com celular muito próximo, foto registrada com Galaxy S23 tem um “desfoque” exagerado no centro (Imagem: Everton Favretto/Tecnoblog)

Em outras palavras, a Samsung reconheceu o problema, mas ignorou os relatos das imagens apresentarem os borrões até quando as suas recomendações são seguidas.

Outra recomendação da empresa foi capturar a foto com uma distância maior. Segundo a empresa, se o alvo está a 30 cm de distância, você deve “afastar mais um palmo” — só falta dizer para não bater foto que o problema não aparece.

Enquanto isso, o usuário do Galaxy S23 ou S23+ precisa aguardar uma atualização da Samsung para resolver os borrões. Na melhor das hipóteses, o update pode chegar ainda neste mês, quando é esperado que a fabricante lance uma grande atualização para as câmeras dos seus topos de linha.

Com informações: WCCF Tech e AndroidPolice

Receba mais sobre Galaxy S23 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados