Acabou o acordo que levaria conexão via satélite a celulares

Parceria para a criação da plataforma Snapdragon Satellite será encerrada em dezembro. Empresa de comunicação via satélite tentará parceria com fabricantes de celulares

Lupa Charleaux
Por
Antigo aparelho de celular via satélite da Qualcomm
Tecnologia via satélite deve continuar restrita aos antigos aparelhos e gadgets especiais (Imagem: Everton Favretto/Tecnoblog)

A empresa de comunicação via satélite Iridium anunciou o fim da parceria com a fabricante de chips Qualcomm nesta quinta-feira (9). Surpreendentemente, o acordo entre as companhias de tecnologia será encerrado antes mesmo de completar um ano.

As duas empresas anunciaram o lançamento do Snapdragon Satellite durante a feira CES 2023, que aconteceu em Las Vegas em janeiro deste ano. A plataforma traria suporte para envio de SMS e mensagens de emergência via satélite em dispositivos topo de linha. Entretanto, o acordo será cancelado no dia 3 de dezembro.

Snapdragon Satellite vai utilizar a rede de satélites LEO da Iridium (Imagem: Divulgação/Qualcomm)
Operação da Iridium conta com 66 satélites na órbita baixa da Terra (Imagem: Divulgação/Qualcomm)

De acordo com a nota da Iridium, as duas empresas obtiveram êxito no desenvolvimento da tecnologia para comunicação via satélite. Contudo, a plataforma não atraiu a atenção das fabricantes de smartphones para incluir o recurso nos futuros dispositivos.

“Devido a isso, em 3 de novembro de 2023, a Qualcomm notificou a Iridium que optou por rescindir os acordos”, informa o comunicado. Nas entrelinhas, o fim da parceria indica que os telefones Android devem demorar para obter conectividade via satélite.

Vale citar que o Snapdragon Satellite exigiria que os aparelhos fossem fabricados com modems que atuassem na frequência de rádio banda L da rede Iridium. Possivelmente, um detalhe técnico que afastou o interesse das fabricantes.

Conforme as informações iniciais, a tecnologia da Qualcomm seria superior à solução da Apple disponível para iPhones. Em destaque, a plataforma ofereceria comunicação bidirecional aos usuários em vez de somente alerta de SOS.

O Galaxy S23 Ultra suporta UWB (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Samsung Galaxy S24 promete ter conexão via satélite (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Parceria direta com as fabricantes de celulares e chips

O fim da parceria permite que a Iridium faça acordos diretos com fabricantes de celulares, de processadores e desenvolvedoras de sistemas operacionais. Dessa maneira, ainda há uma esperança para a estreia do formato de comunicação nos dispositivos Android.

“Embora eu esteja desapontado por esta parceria não ter dado frutos imediatos, acreditamos que é clara a direção da indústria em relação ao aumento da conectividade via satélite em dispositivos de consumo”, disse Matt Desch, CEO da Iridium.

Por outro lado, um comunicado da Qualcomm enviado à CNBC cita que as marcas de telefones Android estão dando preferência para “soluções baseadas em padrões”. Ou seja, elas não estariam dispostas a usar uma tecnologia proprietária para implementar o recurso.

Em resumo, a aguardada chegada da conectividade via satélite em celulares topo de linha deve demorar para acontecer. Bem como, a recente movimentação coloca em dúvida se a série Samsung Galaxy S24 contará realmente com o recurso.

Com informações: PCMag e Android Police

Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Nerd por natureza, jornalista por formação. Lupa tem uma grande paixão por tecnologia e entretenimento. Atuando como redator, já passou pelos sites TecMundo e Canaltech.

Relacionados

Relacionados