O que vem depois do 5G? Brasil já avalia a chegada do 5G-A; saiba mais
Nova rede terá download de até 10 Gb/s. Huawei divulga relatório técnico durante MWC 2025.
Nova rede terá download de até 10 Gb/s. Huawei divulga relatório técnico durante MWC 2025.
A tecnologia 5G ainda está sendo instalada no Brasil, mas as empresas do setor não perdem tempo: já discutem a chegada do 5.5G. Entre as vantagens, há a previsão de velocidades mais altas, com downlink de 10 Gb/s e uplink de 1 Gb/s.
O chamado 5G Advanced (ou 5G-A) se tornou objeto de um relatório divulgado pela Huawei nesta segunda-feira (03/03). O documento foi apresentado na Mobile World Congress, maior feira de telecomunicações do planeta, que acontece na Espanha com a presença do Tecnoblog.
O 5G-A ou 5G Advanced é considerado a próxima etapa do 5G, rede móvel de quinta geração. Ele deve agregar maior velocidade, menor latência e inteligência de rede para atender demandas emergentes de conectividade.
Hoje em dia, os equipamentos de rede e softwares de telecomunicações no Brasil seguem o Release 16, conjunto de regras estipuladas pelo grupo internacional que desenvolve a telefonia móvel.
Já o 5G-A leva em consideração o Release 18, com novas funcionalidades que resultam numa rede mais robusta e estável, segundo os especialistas.
De acordo com a Huawei, testes já foram realizados pela Claro, TIM e Vivo. O próximo passo seria a adequação do setor ao novo formato. Os smartphones compatíveis com o 5G atual também serão compatíveis com a futura rede 5G-A
O documento divulgado pela Huawei defende o desenvolvimento imediato do 5G-A no país. O white paper tem prefácio do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e introdução do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações, Carlos Baigorri.
Confira abaixo as seis tendências identificadas pela gigante de telecomunicações:
O relatório técnico não dá um prazo para que as conversas aconteçam. No entanto, recomenda que a avaliação do 5.5G seja feita o quanto antes, para que o país não deixe essa onda passar. Experiências com 5G-A já ocorrem na China e no Oriente Médio, incluindo países como Arábia Saudita, Qatar, Emirados Árabes Unidos, Omã e Kuwait
Thássius Veloso viajou para a Espanha a convite da Huawei
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
{% endif %}