Acer apresenta anel inteligente para concorrer com Galaxy Ring

Leve, resistente à água e com sensores de saúde, anel inteligente da Acer marca entrada da marca em nova categoria de dispositivos.

Giovanni Santa Rosa
• Atualizado às 15:22
Resumo
  • A Acer lançou o FreeSense Ring na Computex 2025, anel inteligente com IA voltado ao monitoramento de saúde.
  • O dispositivo pesa entre 2 e 3 g e é resistente à água até 5 atm e monitora frequência cardíaca, oxigenação do sangue e qualidade do sono, com análises feitas por um aplicativo gratuito.
  • Ainda não há informações sobre preço e data de lançamento.

A Acer apresentou na Computex 2025 o FreeSense Ring, seu anel com recursos de inteligência artificial para monitorar dados de saúde. Com isso, a marca passa a disputar terreno com a Samsung, que tem o Galaxy Ring, e a Oura, fabricante do Oura Ring 4.

Apesar de inesperado, já que vem de uma marca mais acostumada a laptops e computadores, o FreeSense Ring não é o primeiro aparelho da Acer voltado ao público fitness. A marca já contou com a pulseira Leap e o smartwatch Leap Ware.

Como é o anel da Acer?

O aparelho usa uma liga de titânio ultraleve, resultando em um peso de 2 a 3 g, dependendo do tamanho escolhido. Ele também conta com resistência à água até de 5 atm, o equivalente a 50 metros de profundidade. A Acer diz que ele não é apropriado para mergulhos, mas pode ser usado durante o banho ou para nadar.

O FreeSense Ring oferece tamanhos de 7 a 13; na escala brasileira, isso vai de 17 a 29. Há duas opções de cor: rosa dourado, com acabamento fosco (matte), e preto, com acabamento brilhante (glossy).

O que o anel da Acer monitora?

O FreeSense Ring monitora dados como frequência cardíaca (e sua variabilidade), níveis de oxigênio no sangue e qualidade do sono. Um app para smartphone fica responsável por analisar essas informações e apresentá-las ao usuário, bem como dar sugestões.

Como observa a Forbes, estes insights de saúde são gratuitos no produto da Acer, assim como faz a Samsung com seu Galaxy Ring.

Essa observação é válida porque a Oura, uma das referências no setor, adota uma estratégia diferente: para ter acesso ao aplicativo completo, a empresa cobra uma assinatura de US$ 5,99 mensais (R$ 33,81, em conversão direta).

Quanto o FreeSense Ring vai custar?

Por enquanto, a Acer ainda não anunciou preço sugerido nem data de lançamento do produto. A Forbes observa que a empresa costuma apresentar produtos bastante inesperados todos os anos, e nem todos são comercializados amplamente após o lançamento — resta saber se este será o caso do FreeSense Ring.

Com informações da Forbes e do Android Headlines

Relacionados

Escrito por

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.