AGI: rede de supercomputadores será criada para desenvolver tecnologia
Primeiro supercomputador da rede será instalado no próximo mês e é aposta de pesquisadores para a criação da primeira Inteligência Artificial Geral
Primeiro supercomputador da rede será instalado no próximo mês e é aposta de pesquisadores para a criação da primeira Inteligência Artificial Geral
Pesquisadores da área de IA podem chegar mais próximo da inteligência artificial geral (AGI em inglês) — nome dado para as IAs capazes de aprender por conta própria e replicar a capacidade cognitiva humana. A SingularityNET, uma empresa do ramo de IA, terminará a instalação da primeira parte da sua rede de supercomputadores, voltados para o desenvolvimento de uma AGI, em setembro. A conclusão dessa rede deve acontecer em 2025.
A ideia da SingularityNET é formar uma rede de supercomputadores, o que aumentaria a capacidade necessária para desenvolver a arquitetura necessária para uma AGI. O equipamento utiliza GPUs Nvidia L40S, voltada para tarefas de deep learning, a aceleradora Nvidia H200 (focada para o treinamento de IAs e parente da GH200) e o sistema Nvidia GB200, um equipamento formado por uma GPU B200 e uma CPU Grace Hopper.
Mas não é só o lado verdade da força que equipa essa rede de supercomputadores. A SingularityNET utiliza os processadores AMD Instinct e Genoa, CPUs voltados para o uso em data centers.
O objetivo da SingularityNET neste primeiro momento é desenvolver uma AGI. Existe um certo temor sobre uma chegada acelerada deste nível de IA. Por se equiparar ao nível humano e ser praticamente autônoma, o seu impacto no mercado de trabalho levaria a uma crise social, com milhares de pessoas perdendo o emprego — e sem falar nos possíveis usos contra segurança nacional.
Porém, a SingularityNET já vê um passo além. Criando a base da AGI, a companhia espera avançar para a ASI, sigla em inglês para Inteligência Artificial Superior. Esse tipo de IA é aquela capaz de superar a capacidade humana.
A previsão de alguns especialistas no assunto, como o fundador da DeepMind Shane Legg, é que as IAs inteligentes como humanos estarão prontas em 2028. Já Ben Goertzel, CEO da SingularityNET, aposta que isso acontecerá em 2027.
De fato, a SingularityNET pode adiantar os seus planos de desenvolvimento de uma AGI. Segundo a empresa, o prazo para conclusão da rede dos supercomputadores depende dos fornecedores. A previsão do fim da instalação para 2025 é o cenário padrão, sem atrasos e sem adiantamentos. Se os fornecedores adiantarem os equipamentos, a conclusão da rede de supercomputadores será no fim de 2024.
Com informações: Live Science e Tom’s Hardware