Agora é a vez da Orange Pi lançar uma placa com chip RISC-V
Arquitetura RISC-V segue em alta: Orange Pi RV é uma placa que traz um chip quad-core do tipo, até 8 GB de RAM e slot para SSD
Arquitetura RISC-V segue em alta: Orange Pi RV é uma placa que traz um chip quad-core do tipo, até 8 GB de RAM e slot para SSD
2024 tem sido interessante para a arquitetura RISC-V. Vários dispositivos equipados com chips do tipo foram anunciados neste ano. O mais recente deles é a plaquinha Orange Pi RV. A novidade tem um processador RISC-V quad-core e suporta até 8 GB de memória RAM.
Para ser preciso, o chip em questão é o StarFive JH7110, que tem quatro núcleos RV64GC operando em frequência de até 1,5 GHz. Trata-se de um processador de arquitetura RISC-V e 64 bits que traz atributos interessantes, como:
Essas e outras características tornam a Orange Pi RV uma placa interessante para diversas aplicações, tanto de uso profissional quanto de cunho doméstico. O dispositivo pode ser integrado a sistemas de vigilância, casa inteligente, reprodução de mídia, automação industrial e assim por diante.
Para atender a aplicações diversas, a Orange Pi RV pode ser equipada também com 2 GB, 4 GB ou 8 GB de memória LPDDR4 e vem ainda com um slot M.2 2280 para instalação de SSD. O armazenamento de dados também pode ser feito via cartão microSD.
As demais características do dispositivo incluem quatro portas USB 3.0, uma porta HDMI 2.0, uma porta Gigabit Ethernet e pinagem GPIO de 40 contatos.
Como sistema operacional, o Orange Pi RV pode rodar diversas distribuições Linux, com destaque para o Orange Pi OS e o Debian.
A placa Orange Pi RV já tem página oficial, mas as suas vendas ainda não começaram, razão pela qual os preços não são conhecidos. Eu apostaria em algo começando em US$ 50, porém.
Também não há informação sobre data de lançamento, mas é possível que isso aconteça nas próximas semanas.
É perceptível que a arquitetura RISC-V tem ganhado espaço nos últimos meses, inclusive em dispositivos para uso doméstico. Entre eles estão o tablet DC-Roma Pad II e o notebook DC-Roma RISC-V Laptop II.
Outro exemplo notável é a plaquinha Raspberry Pi Pico 2, cujo processador tem núcleos Arm e núcleos RISC-V, com o usuário podendo escolher entre um tipo e outro na inicialização do sistema operacional.
Vale destacar que RISC-V é o nome de uma arquitetura de conjunto de instruções (ISA, na sigla em inglês) para chips. Ela foi introduzida em 2010 como uma iniciativa aberta, cuja implementação não exige pagamento de licenças. Seu uso é relativamente comum em sistemas embarcados e em servidores, por exemplo.