Agora é a vez do Instant Apps do Android ir para o cemitério do Google

Google iará descontinuar Instant Apps para Android até dezembro de 2025 devido ao baixo uso do recurso entre desenvolvedores e usuários.

Emerson Alecrim
• Atualizado às 16:35
Resumo
  • Google vai encerrar o suporte ao recurso Instant Apps no Android até o fim deste ano.
  • A decisão foi motivada pelo baixo uso entre usuários e desenvolvedores.
  • Lançado em 2017, o recurso permite testar apps no Android sem instalação completa no celular.

Introduzida oficialmente na Google Play Store em 2017, a função Instant Apps permite testar aplicativos no Android antes de você efetivamente instalá-los no celular. É uma funcionalidade interessante, mas que será descontinuada pelo Google até o fim de 2025. Motivo? Pouco uso.

A informação vem do Android Authority. O veículo relata que o desenvolvedor Leon Omelan encontrou o aviso sobre o encerramento do Instant Apps ao passar o cursor do mouse sobre uma linha de código relacionada à função.

O aviso diz (em tradução livre):

O suporte aos Instant Apps será removido pela Google Play em dezembro de 2025. A publicação e todas as APIs Instant da Google Play não funcionarão mais. O suporte a ferramentas será removido no Android Studio Otter Feature Drop.

O recurso funciona da seguinte forma: ao abrir um aplicativo compatível na Play Store, basta tocar em “Testar agora” ou equivalente para experimentar uma prévia daquele app, sem ter que instalá-lo por completo. Com isso, o usuário pode fazer um teste rápido para saber se aquele aplicativo vai atender às suas necessidades ou não.

Por que o Google irá descontinuar o Instant Apps?

Ainda não há um anúncio público sobre a decisão. Mas, ao The Verge, o Google confirmou que o Instant Apps vai ser descontinuado no fim do ano. De acordo com a empresa, a decisão foi motivada pelo baixo número de adesões ao recurso.

A baixa adesão não vem apenas dos usuários, mas dos desenvolvedores. Isso porque cabe a eles a decisão de implementar ou não o Instant Apps. Para muitos deles, porém, simplesmente não vale a pena desenvolver uma espécie de miniatura do seu app original, dado o trabalho que isso dá.

Nia Carter, representante do Google, complementa: “o uso e o engajamento dos Instant Apps têm sido baixos, e os desenvolvedores estão aproveitando outras ferramentas de descoberta de aplicativos”.

RIP, Instant Apps.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Foi reconhecido nas edições 2023 e 2024 do Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.