Amazon dobra quantidade de anúncios no Prime Video, diz site

Anunciantes do Amazon Prime Video afirmam que quantidade de anúncios na plataforma agora pode chegar a 6 minutos por hora de vídeo.

Emerson Alecrim
• Atualizado às 12:40
Resumo
  • O Amazon Prime Video aumentou discretamente o tempo de anúncios por hora nos EUA.
  • A mudança foi comunicada apenas a anunciantes. Assinantes não receberam qualquer aviso e muitos ainda não notaram esse aumento.
  • No Brasil, a Amazon implementou anúncios no Prime Video em abril de 2025, e é pouco provável que o modelo sofra alterações no curto prazo.

O Amazon Prime Video exibe anúncios durante a execução de filmes e séries por padrão, a não ser que você pague um valor a mais para não se deparar com a publicidade. Quem não paga por isso pode mudar de ideia em breve: há indícios de que a plataforma está exibindo ou irá exibir mais anúncios.

A informação vem do site Adweek, que afirma ter tido acesso a seis anunciantes da plataforma, bem como a documentos relacionados ao Prime Video, que mencionam um aumento na quantidade de anúncios veiculados no serviço.

Nos Estados Unidos, os anúncios do Prime Video foram introduzidos no início de 2024. Na época, a Amazon trabalhava com uma faixa de dois a três minutos e meio de anúncios para cada hora de vídeo.

Agora, a plataforma já trabalha com anúncios cuja frequência de exibições varia entre quatro e seis minutos por hora, com esse aumento tendo sido aplicado gradualmente. Essa informação apareceu em um e-mail da Amazon enviado a um anunciante do qual o Adweek teve acesso.

O veículo também menciona uma conversa com Kendra Tang, supervisora programática da Rain the Growth Agency, em que ela afirma ter sido avisada pela Amazon sobre a disponibilidade ampliada de espaços para anúncios na plataforma de streaming.

Ao que tudo indica, os usuários ainda não perceberam esse aumento nos anúncios, pelo menos não a maioria deles. Primeiro porque, até o momento, somente anunciantes e investidores teriam sido avisados da mudança, segundo o Adweek.

Segundo porque a maior disponibilidade de espaço para anúncios não significa que toda a capacidade disponível esteja sendo usada. Contudo, é possível que esse cenário mude em um futuro próximo, à medida que os anunciantes passem a contratar os espaços adicionais.

Procurada pelo veículo, a Amazon apenas respondeu o seguinte:

Embora a demanda [por anúncios] continue a crescer, nosso compromisso é melhorar a experiência com anúncios, em vez de simplesmente aumentar o número de anúncios exibidos.

Mudou alguma coisa no Amazon Prime Video do Brasil?

Aparentemente, não. A Amazon começou a exibir anúncios no Prime Video do Brasil em abril de 2025. É pouco provável que a companhia mude o fluxo de anúncios da operação brasileira depois de um período de tempo tão curto.

A princípio, a mudança vale para os Estados Unidos e outros mercados onde o Prime Video exibe anúncios há mais tempo.

De todo modo, o Tecnoblog perguntou à Amazon sobre possíveis mudanças no Brasil. Atualizaremos este texto se obtivermos resposta.

Vale lembrar que, no Brasil, os usuários que não quiserem visualizar anúncios devem pagar R$ 10 a mais por mês em sua assinatura para contar com esse, digamos, “benefício”.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Foi reconhecido nas edições 2023 e 2024 do Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.