Amazon Prime Video desativou o Watch Party e ninguém percebeu

Plataforma de streaming da Amazon encerrou “no sigilo” o recurso de Watch Party. Ferramenta permitia assistir conteúdos com amigos em outros lugares

Felipe Freitas
Por
Amazon Prime Video é o serviço mais interessante da assinatura (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Amazon Prime Video encerra recurso Watch Party sem avisar ninguém (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Sem alarde e sem avisar ninguém, a Amazon acabou com a ferramenta Watch Party no seu streaming Prime Video. A ausência do recurso foi notada recentemente por diferentes usuários, mas não se sabe oficialmente quando a empresa descontinuou a funcionalidade. Inclusive, essa demora em notar o fim da ferramenta pode indicar a razão do seu encerramento: a baixa adesão.

O Watch Party foi lançado em julho de 2020, durante a pandemia de Covid-19 — um período no qual o isolamento justificava uma ferramenta deste tipo. O recurso, assim como o Teleparty, permitia que pessoas visualizassem em sincronia um mesmo conteúdo. Com as recomendações de ficar em casa e manter a distância, amigos podiam usar o Watch Party para acompanhar o episódio final de uma série, reagindo às cenas ao mesmo tempo.

Após 2021, com a ampliação da vacinação contra a Covid-19, o problema resolvido pelo Watch Party passou a não existir: as pessoas já podiam se encontrar sem grandes riscos e combinar de assistir juntas a alguma coisa — apesar de que usei a ferramenta para assistir o final da 3ª temporada de The Boys em 2022.

Recurso de Watch party do Prime Video ficava na página de exibição de um conteúdo (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Recurso de Watch Party do Prime Video ficava na página de exibição de um conteúdo (Imagem: Reprodução/Felipe Freitas)

Watch Party descontinuado há alguns meses

De acordo com alguns comentários no Reddit, o Watch Party sumiu há pelo menos cinco meses. Este que vos fala também não lembra de ter visto o botão de Watch Party nos últimos meses. Já o site Android Authority especula que a ferramenta foi removida gradualmente das contas.

Página do Watch Party no suporte da Amazon Prime Video foi removida (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Página do Watch Party no suporte da Amazon Prime Video foi removida (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

A página de suporte do Watch Party também foi removida do site do Prime Video. O Tecnoblog entrou em contato com a Amazon para saber quando o recurso foi descontinuado e por qual motivo. A empresa optou por não responder os questionamentos.

Ao que tudo indica, a ferramenta foi removida por baixa adesão dos usuários. Essa ideia faz sentido quando percebemos que quase ninguém se deu conta que o Watch Party sumiu há pelo menos cinco meses.

Porém, a falta será mais sentida para quem utilizava a ferramenta para ver algum conteúdo com parentes ou amigos que moram longe. Para esses casos, é possível utilizar o Teleparty, plug-in do Chrome compatível com todos os streamings — o lado ruim é não ser algo nativo ligado com poucos cliques.

Relacionados