Android: Brasil é primeiro país a receber recurso antirroubo de celulares
Google lança versão beta de ferramenta antifurto no Brasil. Usuários podem se cadastrar para ter acesso ao beta do recurso
Google lança versão beta de ferramenta antifurto no Brasil. Usuários podem se cadastrar para ter acesso ao beta do recurso
O Google liberou para o Brasil o beta da sua ferramenta antirroubo para celulares Android. A funcionalidade foi anunciada pela big tech em junho, revelando que o país seria o primeiro a receber o recurso. A ferramenta antirroubo é capaz de detectar o movimento brusco de quando um celular é apanhado da mão de uma pessoa.
O Google diz que as novas ferramentas utilizam inteligência artificial para identificar uma situação de roubo. O Tecnoblog perguntou para a empresa como é o funcionamento de IA nesses recursos, mas não teve respostas. De certeza, apenas que o acelerômetro é uma das ferramentas do celular usada na detecção do furto ou roubo.
O recurso bloqueia o smartphone automaticamente assim que um movimento associado a roubo ou furto, como uma rápida e brusca movimentação do celular da mão de uma pessoa. A ferramenta também leva em conta a aceleração após esse movimento.
Por exemplo, se o celular passa por um movimento brusco e segue em um movimento rápido, seja pelo ladrão estar correndo ou fugindo em algum veículo, o sistema antirroubo será ativado. Será curioso ver como o smartphone lidará com alguém que começa a correr logo após algum susto ou situação de perigo.
A previsão era de que a ferramenta fosse liberada em julho, um mês depois do seu anúncio aqui em território nacional. Na época da divulgação, o Google informou que quem quisesse testar a funcionalidade teria que preencher um formulário. A inscrição no beta segue disponível através do link. É necessário um celular com Android 10 ou superior.
Além da nova ferramenta antifurto, o Google liberou novas modalidades de bloqueio do celular perdido ou roubado. A função de Bloqueio Remoto ganhou uma página dedicada para que o usuário tranque o acesso ao aparelho apenas inserindo o número do celular e completando um desafio de segurança.
Agora também será possível bloquear o celular perdido ou furtado mesmo que ele esteja offline. Esse recurso funciona bloqueando o aparelho caso ele fique sem acessar à internet por um longo período.