Android vai alertar quando seu celular se conectar a uma antena falsa
Sistema identificará redes sem criptografia como possível sinal de ataque. Expectativa é que funcionalidade seja nativa nos aparelhos lançados com Android 16.
Sistema identificará redes sem criptografia como possível sinal de ataque. Expectativa é que funcionalidade seja nativa nos aparelhos lançados com Android 16.
O Android deve ganhar um novo recurso de segurança capaz de alertar os usuários caso o celular se conecte a uma antena falsa, conhecida como stingray ou IMSI-catcher. O sistema vai notificar o usuário quando o aparelho se conectar a uma rede sem criptografia, um indicativo de que se trata de uma torre falsa, segundo a documentação disponível no Android Open Source Project (AOSP).
A funcionalidade, ainda sem data de lançamento, visa proteger os usuários contra interceptação de chamadas e mensagens, rastreamento de localização e até mesmo tentativas de instalação de malware.
Os stingrays são dispositivos que simulam torres de celular legítimas. Eles emitem sinais fortes o suficiente para enganar os celulares próximos e fazer com que se conectem a essas redes falsas, acreditando tratar-se de uma torre da operadora.
Ao conseguir a conexão, o operador do equipamento pode acessar dados sensíveis sem que o usuário perceba qualquer diferença.
Esse tipo de ataque já é associado tanto a operações de segurança pública quanto a ações de espionagem e crimes cibernéticos. Em janeiro deste ano, a Anatel e a Polícia Civil em São Paulo apreenderam equipamentos usados para aplicar golpes por SMS em uma operação conjunta.
Grande parte dessas redes falsas simula torres 2G, já que essa tecnologia antiga possui pouca ou nenhuma criptografia por padrão. Por isso, desativar o suporte ao 2G nas configurações do Android — o que é possível desde o Android 12 — é uma medida de segurança recomendada.
O assunto foi tema do Tecnocast 381: O crime tem antena própria.
O novo sistema de alerta deve funcionar a partir da detecção de conexões com redes celulares “null-ciphered”, ou seja, sem qualquer tipo de criptografia. Esse tipo de conexão não ocorre em redes modernas legítimas (como 4G e 5G), o que torna o indício confiável para disparar o aviso.
O Android mostrará três tipos de notificação:
Inicialmente, embora o novo recurso não impeça que o celular se conecte a uma antena falsa, a ideia é dar mais transparência e controle ao usuário. Com o alerta, será possível tomar medidas imediatas, como ativar o modo avião, reiniciar o dispositivo ou evitar o uso de apps sensíveis (como os de banco).
Para isso, contudo, o dispositivo precisa ter a versão 3.0 do IRadio HAL (Hardware Abstraction Layer) do Google, software suportado diretamente pelo modem do aparelho, responsável pela conexão celular. O problema é que nenhum smartphone atual, incluindo os mais recentes do próprio Google, possui esse suporte.
Segundo o site Android Authority, a expectativa é que apenas celulares lançados com o Android 16, como o futuro Pixel 10, tragam o suporte nativo ao recurso.
Com informações do AOSP e da ArsTechnica
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
{% endif %}