Android vai parar de chamar carregadores não tão rápidos assim de “rápidos”
Atualização do Android 15 muda padrão de carregamento rápido de 7.5W para 20 W. Android 14 do Pixel 9 fura a fila e é o primeiro a receber essa mudança
Atualização do Android 15 muda padrão de carregamento rápido de 7.5W para 20 W. Android 14 do Pixel 9 fura a fila e é o primeiro a receber essa mudança
O Android 15 vai mudar a sua definição de carregamento rápido. A partir desse sistema operacional, carregadores com menos de 20 W não ativarão o texto “recarga rápida” ao serem conectados nos celulares. O Google já liberou essa atualização no Android 14 da linha Pixel 9, que ainda não teve as vendas iniciadas.
Segundo Mishaal Rahman, jornalista do Android Authority e conhecido por escavar os códigos do Android, apenas carregadores com 20 W ou mais de potência serão considerados rápidos pelo SO — mas tem um porém. Rahman também foi o responsável por confirmar que esse update foi liberado nos celulares Pixel 9.
Atualmente, enquanto o Android 15 não é lançado, carregadores com mais de 7,5 W de potência são considerados rápidos pelo SO. O texto que avisa sobre a recarga rápida varia de fabricante para fabricante. No caso da Samsung, ao conectar um carregador de 25 W ou mais, a mensagem exibida é “carregamento super-rápido”, enquanto os equipamentos de 15 W até 24 W perdem o “super”.
Porém, o novo padrão de carregamento rápido, como revelou Rahman, poderá ser desativado e alterado pelas fabricantes. Ou seja, as marcas seguirão escolhendo qual potência ativará a mensagem de carregamento rápido. Assim, por exemplo, a Samsung pode optar por manter o valor de 15 W como rápido por questões de marketing.
No caso do Pixel 9, se o carregador não tem mais de 20 W, o sistema operacional passa a exibir apenas o tempo estimado para a carga completa. Isso é útil e se torna a principal dica para avisar ao usuário que o carregador não tem mais de 20 W de potência.
Até onde Rahman investigou, não será necessário ter o carregador oficial do Google para ver a mensagem. Logo, o mesmo vale para as outras fabricantes Android. Assim, um equipamento de terceiro com mais de 20 W seguirá ativando a mensagem. Melhor para o consumidor, que não vai se assustar achando que foi enganado pelo carregador.