App do Banco Inter lê chaves Pix mesmo sem QR Code
Atualização de aplicativo traz também modo escuro, cobrança automática de boletos autorizados e tela inicial baseada em geolocalização
Atualização de aplicativo traz também modo escuro, cobrança automática de boletos autorizados e tela inicial baseada em geolocalização
O Banco Inter atualizou seu aplicativo para Android e iOS com novos recursos. Um dos que mais chamam atenção é poder ler chaves Pix mesmo que elas não tenham QR Code.
Muitos estabelecimentos não colocam o QR Code de sua chave Pix na hora de pagar, optando por escrever o telefone, o CPF, o CNPJ ou o e-mail e deixar próximo ao caixa. A novidade pode poupar alguns segundos, dispensando o trabalho de digitar.
Porém, isso vai depender da precisão na hora de reconhecer caracteres. Fiz alguns testes aqui e, com informações impressas, o leitor não teve problemas.
No entanto, na hora de identificar um número de telefone manuscrito, o app confundiu um “1” com um “4” (sim, minha letra é horrível). Mesmo assim, ele deu as duas opções de número antes de prosseguir, permitindo que o usuário confira a informação antes de concluir a transferência.
Apesar de chamar a atenção, o escaneamento não é inédito — o app do Neon oferece a mesma opção desde abril de 2024.
A atualização, lançada nesta quarta-feira (11), tem mais mudanças que podem melhorar a experiência.
Uma delas é o modo escuro. Até agora, o Inter só oferecia fundo branco no aplicativo, o que poderia destoar do resto do sistema operacional. Agora, existe a opção de um fundo cinza escuro. É possível escolher entre as duas opções ou deixar que o app siga a interface do celular.
O app também poderá usar a geolocalização do smartphone para mostrar a conta internacional do banco logo no início, caso o cliente esteja fora do Brasil. Esta configuração é opcional.
O registro da atualização também menciona cobrança automática de boletos digitais (por meio do débito direto autorizado, também conhecido como DDA) e mudanças na contratação de empréstimos consignados.
Recentemente, o super app do banco criou uma espécie de rede social de texto, aos moldes de X, Threads e outras, com direito até mesmo a perfis, comentários e curtidas.
tem um twitter no app do inter
— cachorro da fiona apple latindo ao fundo (@brunoduarte.bsky.social) September 9, 2024 at 1:20 PM
[image or embed]
A novidade causou estranhamento de clientes e até queixas no Reclame Aqui. Uma das principais críticas é que publicações da rede aparecem na tela inicial, com posts de executivos do Inter, veículos de imprensa como CNN Brasil e Itatiaia, e até do Clube Atlético Mineiro. O app não dá a opção de ocultar este conteúdo.
{{ excerpt | truncatewords: 55 }}
{% endif %}