Apple abandona iPhones e Macs antigos; veja a lista
Apple encerra suporte para linha iPhone XS e diversos Macs com Intel; iPad de 7ª geração também fica de fora das novas atualizações.
Apple encerra suporte para linha iPhone XS e diversos Macs com Intel; iPad de 7ª geração também fica de fora das novas atualizações.
Com o anúncio dos seus novos sistemas operacionais durante a WWDC 2025, nesta segunda-feira (09/06), a Apple definiu uma nova linha de corte para iPhones, Macs e outros aparelhos mais antigos. O iOS 26, o iPadOS 26 e o novo macOS Tahoe 26 chegarão com um visual renovado e novos recursos, mas donos de modelos mais velhos não poderão mais atualizar seus dispositivos.
A lista inclui nomes como o tão querido iPhone XR, além de diversos modelos de computadores Mac, como o MacBook Pro de 2018 e o iMac de 2019. Para os donos desses aparelhos, o sistema atual será o último compatível oficialmente.
Os usuários com aparelhos incompatíveis não terão acesso aos novos recursos e ao visual repaginado dos sistemas. A principal mudança visual é o design Liquid Glass, com efeitos translúcidos inspirados no visionOS, presente em botões, ícones e menus.
No macOS Tahoe 26, os donos de Macs mais antigos também deixarão de aproveitar o novo Spotlight inteligente, capaz de executar ações diretamente, além de melhorias no Safari e o novo app Apple Games.
Já o iPadOS 26 traz um sistema de multitarefas redesenhado, com janelas flutuantes, e apps inéditos como Diário, Jogos e Telefone.
Vale lembrar que os recursos da Apple Intelligence já eram exclusivos de aparelhos com chip A17 Pro ou M1 em diante e, portanto, não influenciam diretamente na lista de dispositivos descontinuados.
A nova linha de corte definida pela Apple dá adeus a todos os modelos com o processador A12 Bionic, embora tenham sido atualizados até o iOS 18. Com isso, o iPhone 11, equipado com o chip A13 Bionic, passa a ser o modelo mais antigo com suporte ao novo iOS 26.
Os modelos de iPhone que não receberão a nova atualização são:
Com o macOS Tahoe 26, a Apple continua a acelerar a transição de sua base de usuários para os computadores com Apple Silicon. Vários modelos que eram compatíveis com a versão anterior, o macOS Sequoia 15, agora ficarão de fora.
A lista de Macs que não serão atualizados inclui:
Os modelos de MacBook Air com chip M1 em diante, assim como todos os Mac Studio e o Mac Pro de 2019 em diante, continuarão recebendo a nova versão do sistema.
Entre os iPads, apenas um modelo foi excluído da nova atualização: o iPad de 7ª geração, lançado em setembro de 2019 e equipado com o chip A10 Fusion.
Mesmo lançados antes, em março do mesmo ano, o iPad mini 5 e o iPad Air 3 seguem recebendo o novo sistema. Isso porque os dois tablets chegaram às lojas com o chip A12 Bionic.
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
{% endif %}