Apple anuncia MacBook Air de 13″ e 15″ com chip M4
Chip M4 faz novo MacBook Air ser até 23 vezes mais rápido do que versões com processador Intel, e torna notebook compatível com Apple Intelligence.
Chip M4 faz novo MacBook Air ser até 23 vezes mais rápido do que versões com processador Intel, e torna notebook compatível com Apple Intelligence.
Apenas um dia depois de renovar a linha iPad, a Apple anuncia uma nova versão do MacBook Air, esta com chip M4. A novidade promete bateria com autonomia de até 18 horas, traz uma webcam de 12 megapixels e é totalmente compatível o Apple Intelligence.
Mas o principal atrativo da nova geração do laptop fica para o M4. Anunciado em maio de 2024, o chip é o responsável por fazer o atual iPad Pro oferecer alto desempenho, e também já marca presença no iMac anunciado em outubro do mesmo ano, por exemplo.
O M4 do MacBook Air conta com dez núcleos de CPU, bem como com oito ou dez núcleos de GPU. De acordo com a Apple, o chip faz a novidade ter até 23 vezes mais desempenho do que um MacBook Air baseado em processador Intel.
A autonomia de bateria pode chegar a 18 horas e, para completar, o Neural Engine no chip M4 torna o notebook apto a executar as prometidas tarefas de IA do Apple Intelligence, de modo nativo.
“Os usuários podem explorar novas maneiras criativas de se expressar visualmente com o Image Playground, criar o emoji perfeito com o Genmoji e tornar sua escrita ainda mais dinâmica com as Ferramentas de Escrita”, exemplifica a Apple.
O MacBook Air com M4 está disponível em duas versões. Uma tem tela de 13 polegadas (13,6 polegadas, para ser exato) e é indicada para usuários que estão sempre em deslocamento.
A outra versão tem visor de 15 polegadas (15,3 polegadas), sendo indicada para quem precisa de uma tela maior para lidar mais facilmente com múltiplas tarefas, por exemplo.
Em ambas as variações, o painel é do tipo Liquid Retina (LCD retroiluminado com LED), tem resolução de 2560×1664 pixels (13 polegadas) ou 2880×1864 pixels (15 polegadas) e trabalha tipicamente com brilho de até 500 nits.
Todos os modelos têm a partir de 16 GB de memória RAM, mas há opções com 24 GB e 32 GB de capacidade. Já o armazenamento começa em 256 GB, mas há variações com 512 GB, 1 TB e 2 TB de capacidade.
No aspecto da conectividade, o MacBook Air com M4 suporta Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.3, tem carregamento via MagSafe, e oferece duas portas USB-C compatíveis com Thunderbolt.
As demais características incluem:
O preço do MacBook Air com M4 depende da versão escolhida. No Brasil, os preços iniciais são estes (sem considerar descontos ou promoções):
Ambas as versões já aparecem no site brasileiro da Apple, mas ainda não há informação sobre quando as vendas no Brasil começarão. Nos Estados Unidos, a pré-venda já começou, sendo que as vendas oficiais terão início em 12 de março de 2025 por lá.
Vale lembrar que, nesta semana, a Apple também anunciou o iPad básico com chip A16, bem como o iPad Air com chip M3.
Não termina aí: junto com o novo MacBook Air, a Apple apresentou o Mac Studio com chip M4 Max ou com o novíssimo e potente M3 Ultra.
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
{% endif %}