Apple ID vai se chamar Apple Account com lançamento do iOS 18

Nome Apple Account será usado no lugar de Apple ID a partir dos sistemas operacionais iOS 18, iPadOS 18, watchOS 11 e macOS Sequoia

Emerson Alecrim
Por
Marca da Apple
Apple ID vai se chamar Apple Account no lançamento do iOS 18 (ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A WWDC 2024 serviu de palco para a apresentação dos sistemas operacionais iOS 18, iPadOS 18, watchOS 11 e macOS Sequoia. Entre as novidades oferecidas por essas versões está uma mudança que quase passou despercebida: a troca do nome Apple ID para Apple Account.

O Apple ID é um cadastro único de usuário que dá acesso a vários serviços da companhia, como App Store, Apple TV+, Apple Music e iCloud. Mais do que isso, essa conta é importante para que você possa usufruir de todos os recursos de seu iPhone, iPad ou Mac.

De Apple ID para Apple Account

A denominação Apple ID é utilizada há mais de uma década. Eis que, em março deste ano, surgiram rumores de que esse nome mudaria para Apple Account (Conta Apple, em tradução livre) após a chegada do iOS 18 e das novas versões dos demais sistemas operacionais da Apple.

Sem fazer barulho, a Apple confirmou a mudança do nome após a apresentação desses sistemas na WWDC 2024:

Com os lançamentos do iOS 18, iPadOS 18, macOS Sequoia e watchOS 11, o Apple ID foi renomeado para Apple Account para uma experiência de login consistente nos serviços e dispositivos da Apple, mantendo as credenciais já existentes do usuário.

A Apple não deu explicações detalhadas sobre o motivo da mudança. Mas é possível que a companhia esteja tentando deixar mais claro para o usuário que uma Apple Account é um cadastro que dá acesso aos vários serviços da companhia, não servindo apenas como mero mecanismo de login.

De todo modo, essa é uma simplificação há muito tempo adotada por outras big techs. Vide os exemplos da Microsoft Account (Conta da Microsoft, no Brasil) e Google Account (Conta do Google).

iOS 18 no iPhone (imagem: reprodução/Apple)
iOS 18 no iPhone (imagem: reprodução/Apple)

Quando muda?

O nome Apple Account será usado por padrão a partir dos sistemas operacionais iOS 18, iPadOS 18, watchOS 11 e macOS Sequoia. A expectativa é a de que as versões finais desses sistemas sejam liberadas para todos os usuários até o fim do terceiro trimestre de 2024.

O Tecnoblog entrou em contato com a Apple para saber se a nova denominação será traduzida no Brasil. Este texto será atualizado se obtivermos retorno.

Mas há sinais de que haverá tradução, sim: na comunidade do Tecnoblog, o usuário LucasLab relata que a denominação “Conta Apple” já aparece na versão beta Dev 1 do iOS 18.

Relacionados