Apple Maps também já mostra Golfo da América em vez de Golfo do México
Ao contrário do Google Maps, Apple Maps poderá exibir o nome Golfo da América no lugar de Golfo do México para usuários no mundo todo.
Ao contrário do Google Maps, Apple Maps poderá exibir o nome Golfo da América no lugar de Golfo do México para usuários no mundo todo.
Depois do Google Maps, chegou a vez do Apple Maps (ou Apple Mapas) renomear o Golfo do México para Golfo da América em seu serviço. A mudança começou a ser implementada para usuários da ferramenta nos Estados Unidos, mas é possível que tenha efeito global em um futuro próximo.
A alteração de nomenclatura vem na esteira de uma ordem executiva assinada por Donald Trump em 20 de janeiro de 2025, logo após ele assumir o seu segundo mandato como presidente dos Estados Unidos.
Para Trump, a região que o mundo inteiro conhece como Golfo do México é essencial para o comércio e a indústria marítima dos Estados Unidos, e é isso o que o motivou a mudar esse nome para Golfo da América.
De acordo com a Bloomberg, a Apple já começou a implementar a mudança para usuários de seu serviço de mapas nos Estados Unidos, tanto no aplicativo para iOS quanto na versão web.
Ainda segundo o veículo, a companhia também exibirá a nova nomenclatura para usuários que estiverem em outros países. Essa abordagem ainda não foi confirmada pela Apple, porém.
Só para constar, o Google Maps exibe o nome Golfo da América dependendo da localização geográfica do usuário.
No Google Maps, a nova nomenclatura é exibida da seguinte forma:
Essas descrições são fornecidas no idioma que o usuário usa no serviço.
O Google optou por usar “Golfo da América” somente depois de esse nome passar a constar no Geographic Names Information System (GNIS), base de dados oficial do governo dos Estados Unidos para informações geográficas. A inclusão do nome no GNIS aconteceu nesta semana.
Ao contrário do Google, a Apple não soltou nenhum comunicado até o momento para explicar o porquê de ter adotado a nova denominação a partir de agora, mas é possível que a companhia também estivesse esperando pela atualização no GNIS.
O assunto tem causado polêmica. Há quem acredite que a mudança no Google Maps é uma tentativa da companhia de alinhar as suas operações à política de governo de Donald Trump. O Google afirma, porém, que faz parte de suas práticas adotar denominações regionais quando elas são oficiais.
É provável que exista a mesma desconfiança com relação à Apple. Mas, de novo, a companhia não se pronunciou sobre o assunto até o momento.
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
{% endif %}