Apple pode desistir de chassi de titânio no iPhone 17 Pro
Dois anos após estrear chassi de titânio na linha iPhone Pro, Apple pode desistir do material e usar alumínio em toda a linha
Dois anos após estrear chassi de titânio na linha iPhone Pro, Apple pode desistir do material e usar alumínio em toda a linha
A Apple pode abandonar o uso de titânio nos iPhones 17 Pro. Segundo fontes do jornal The Information, a big tech passará a fabricar os modelos Pro dos seus celulares com alumínio, material usado nos smartphones da marca há anos. A Apple passou a usar titânio no chassi dos smartphones a partir do iPhone 15 Pro, lançado em 2023.
A informação publicada pelo The Information impressiona. Afinal, caso se concretize, significará que a Apple vai abandonar o chassi de titânio após dois anos do seu lançamento. Contudo, outros veículos apontam as possíveis causas para a big tech retomar o uso de alumínio na fabricação dos iPhones Pro.
Existem pelo menos três possíveis razões para isso: preço do material, maior peso e impacto do titânio no superaquecimento dos modelos Pro. Este último caso foi citado pelo The Information em sua notícia, que também revelou a possibilidade de o iPhone 17 Slim ser lançado sem bandeja para SIM físico.
Relembrando, o lançamento da linha iPhone 15 não foi um mar de rosas. As versões Pro e Pro Max apresentaram problemas de superaquecimento. O processo de fabricação de 3 nm da TSMC, que produz os SoCs A17 Pro que equipam os celulares, foi apontado como culpado na época.
Sobre o preço do titânio, é provável que a Apple queira cortar custos no iPhone 17 Pro — o que não deve significar redução nos preços para o consumidor. O material é mais caro e existe a possibilidade de o público não dar a mínima para ele. O aço inoxidável e alumínio usados antes dessa novidade já eram altamente resistentes. Além disso, praticamente todo mundo usa o celular com uma capa protetora.
O titânio é mais pesado que o alumínio, mas mais leve que o aço inoxidável presente no iPhone 14 Pro — os modelos não Pro usam alumínio no chassi. Contudo, com o ponto em que a tecnologia dos celulares chegou, uma mudança mínima de gramas não faz diferença para o usuário. E como dito anteriormente, alumínio com capa protetora já dá uma boa durabilidade contra queda e arranhões.
Com informações: The Information, 9to5Mac e Android Headlines