Apple pode lançar iPhone 16 com mesmo chip do iPhone 16 Pro

Vazamento indica que processador A18 será compartilhado entre iPhone 16 convencional e Pro; cinco smartphones com novo chip foram encontrados em códigos da Apple

Lucas Braga
Por
Ilustração com vários iPhone 15 lado a lado (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
iPhone 16 pode ter mesmo chip do iPhone 16 Pro e Pro Max (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A temporada de rumores do próximo iPhone está aberta, e dessa vez um vazamento dá pistas sobre os chips do futuro lançamento. A Apple pode incluir o processador A18 em todos os smartphones da linha iPhone 16, sem restringir a versão mais recente para a linha Pro e Pro Max.

Para o ano de 2024, a Apple pode rever a estratégia de chips e lançar o novo A18 em todo o portfólio de smartphones. É o que indica o MacRumors, que obteve acesso a códigos do backend da Apple com identificadores dos novos iPhones.

No código, foi possível encontrar quatro identificadores para os novos iPhones: iPhone17,1, iPhone17,2, iPhone17,3, iPhone17,4 e iPhone17,5. A primeira dezena geralmente indica qual o chip utilizado pelo aparelho; na linha iPhone 15, por exemplo, o identificador iPhone16,1 se refere ao iPhone 15 Pro, enquanto o identificador iPhone15,4 é atribuído ao iPhone 15 convencional, que usa o SoC do iPhone 13 Pro.

Considerando que todos os novos iPhones estão com identificadores iPhone17,x, a Apple deve lançar smartphones com o mesmo chip. Além disso, o código revela que a empresa planeja cinco modelos de iPhone com o A18 — algum deles poderia ser um iPhone SE a ser lançado posteriormente.

Chips do iPhone 16 Pro ainda podem ser mais rápidos

Ainda que o rumor indique que todos os iPhones venham equipados com chip A18, isso não significa que o processador de todos os smartphones seja exatamente igual. A Apple pode diferenciar o SoC na linha Pro e Pro Max com mais núcleos ou mais memória RAM, por exemplo.

De qualquer forma, a mudança na estratégia é bem-vinda. Quando a linha iPhone 14 foi anunciada em 2022, o público ficou decepcionado pela disparidade dos processadores: apenas os modelos Pro e Pro Max ganharam um novo chip, enquanto a versão tradicional e Plus ficaram com o chip do ano anterior.

iPhone 14 azul claro (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
iPhone 14 decepcionou público com chip do ano anterior (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

O mesmo aconteceu no lançamento da Apple de 2023: apenas o iPhone 15 Pro e Pro Max receberam o A17 Pro, enquanto o iPhone 15 e iPhone 15 Plus foram lançados com o A16 Bionic.

A mudança da estratégia pode estar relacionada com o lançamento do Apple Intelligence, recursos de inteligência artificial que devem estrear a partir do iOS 18. Nos modelos já lançados, a IA da Apple só poderá ser acessada na linha iPhone 15 Pro/Pro Max e em Macs ou iPads com chip M1 ou superior.

A atualização para o iOS 18 deve chegar com o lançamento do iPhone 16, previsto para acontecer em setembro. Os novos smartphones devem ganhar novos tamanhos de tela, e os modelos de entrada devem ter design das câmeras similar ao do iPhone X e 11.

Relacionados

Autor(a)

Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.