Apple pode lançar Mac Mini ainda menor com chip M4
Novo Mac Mini ganha apelido de "iPad Pro na caixinha" e deve ficar parecido com Apple TV. Linha Mac será completamente atualizada até meados de 2025.
Novo Mac Mini ganha apelido de "iPad Pro na caixinha" e deve ficar parecido com Apple TV. Linha Mac será completamente atualizada até meados de 2025.
A Apple está planejando uma nova versão de seu computador de mesa Mac Mini. Ele viria com o chip M4, que fez sua estreia no iPad Pro, e seria ainda menor que o modelo atual, com dimensões próximas às da Apple TV — mais alto, mas com largura e comprimento reduzidas.
Para efeito de comparação, a Apple TV tem 93 mm de largura e comprimento, com 31 mm de altura. O Mac Mini atual tem mais que o dobro de largura e comprimento (197 mm) e uma altura quase igual (36 mm). Este design é praticamente o mesmo desde 2010. Desde a migração para o Apple Silicon, foram lançados modelos com M1, M2 e M2 Pro.
Apesar de ser menor, o Mac Mini de 2024 continuaria com sua carcaça de alumínio. A Apple vem testando modelos com, no mínimo, três portas USB-C na traseira, além de uma área para um cabo de energia e uma porta HDMI.
As informações foram obtidas pelo jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, junto a pessoas que estão a par dos trabalhos da Apple. Estas fontes dizem que o novo Mac Mini é um iPad Pro em uma caixinha. Haverá também uma versão mais potente, com chip M4 Pro, ainda não lançado.
Este modelo também pode ter fabricação mais barata, mas não se sabe se ele chegaria ao mercado a um preço mais acessível. O Mac Mini atual, com chip M2, custa a partir de US$ 599 nos EUA e R$ 7.499 no Brasil.
Gurman diz ainda que mais Macs serão lançados nos próximos meses, e todos eles devem vir com chips da linha M4. Um novo iMac e um novo MacBook Pro devem chegar ainda em 2024.
Novos MacBooks Air devem chegar no segundo trimestre de 2025, enquanto um novo Mac Pro e um novo Mac Studio estão planejados para o meio de 2025.
Gurman nota ainda que é a primeira vez que todos os modelos de computadores da Apple terão chips da mesma geração.
Com informações: Bloomberg, Ars Technica