Apple pode lançar um “iPad de parede” para controlar dispositivos do lar

Rumores dão conta de que Apple lançará tablet de 6 polegadas para funcionar como central de comandos de dispositivos domésticos

Emerson Alecrim

A linha HomePod nunca foi um grande sucesso da Apple. Mas, no segmento de dispositivos para o lar, isso pode mudar com um iPad diferente: há rumores de que a companhia pretende lançar um tablet para ser fixado à parede de casa com o intuito de controlar aparelhos conectados.

Não é de hoje que há comentários sobre a Apple trabalhando em uma tela doméstica com funções inteligentes. Esses burburinhos ganharam força na edição mais recente da newsletter de Mark Gurman na Bloomberg.

De acordo com o jornalista, esse dispositivo guardará semelhanças com o iPad, mas não será muito grande. Pelo menos é o que podemos presumir a partir do suposto tamanho de tela do aparelho: 6 polegadas.

O novo dispositivo terá também câmera embutida, bateria recarregável e alto-falantes, ainda segundo Gurman. É bastante provável que essa câmera seja posicionada na parte frontal, afinal, o tablet está sendo desenvolvido para ser fixado à parede ou ainda, apoiado em um suporte de mesa, se os rumores estiverem certos.

Um iPad como central de comandos

Em linhas gerais, a ideia é fazer do tal tablet de parede uma central de comandos para os aparelhos do lar (como ar-condicionado, sistema de som e câmeras de monitoramento), bem como permitir que o usuário execute tarefas como chamadas por vídeo.

Para tanto, o novo dispositivo trará sensores para detectar a distância de uma pessoa em relação à tela de modo a ajustar o conteúdo exibido, bem como terá compatibilidade com a Siri e com a Apple Intelligence. Os rumores falam ainda em suporte ao Handoff, tecnologia da Apple que permite ao usuário continuar uma tarefa a partir de outro dispositivo.

Toda essa descrição me fez lembrar do Amazon Echo Show 15, embora, possivelmente, o dispositivo da Apple venha para ser fisicamente menor.

Gurman destaca ainda que o iPad de parede tem codinome interno “J490”, será lançado nas cores prata e preta, terá uma opção mais cara com um braço articulado para movimentação da tela, e rodará um sistema operacional que parece uma mistura do software do Apple Watch com o modo StandBy do iPhone (sabe-se lá o que isso quer dizer).

Aparentemente, o produto está em estágio avançado de desenvolvimento, pois, ainda de acordo com o jornalista, o seu anúncio oficial é esperado para março de 2025.

Outros burburinhos recentes afirmam que a Apple também lançará um “iPad 11” com recursos de inteligência artificial, mas que ele só chegará no fim de 2025. Fiquemos de olho.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.