Apple quer vender 90 milhões de iPhones 16 somente em 2024

Meta representa 10% de aumento em relação às vendas do iPhone 15 em 2023; Apple deve apostar em IA para atrair compradores para o iPhone 16

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas
Ilustração com vários iPhone 15 lado a lado (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Apple quer vender 90 milhões de iPhones 16 somente em 2024 (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A linha iPhone 16 deve ser anunciada em setembro e a Apple tem expectativas elevadas para ela. A companhia planeja fechar 2024 com pelo menos 90 milhões de unidades vendidas, alta de 10% em relação ao ano passado. Para tanto, a turma de Tim Cook aposta na inteligência artificial (IA).

O iPhone 15 vendeu 81 milhões de unidades entre o seu lançamento, em setembro de 2023, e o final do mesmo ano. De acordo com a Bloomberg, a Apple tem comunicado fornecedores e parceiros comerciais de que pretende fazer esse número crescer pelo menos 10% no mesmo período de 2024.

Se arredondada para cima, essa porcentagem representa uma expectativa de venda de 90 milhões de unidades do iPhone 16. É uma meta factível, mas desafiadora, especialmente se a nova linha for lançada com aumento de preços (ainda não há informação sobre isso).

Inteligência artificial como diferencial

Para convencer o consumidor de um iPhone antigo a aderir ao novo ou, ainda, atrair usuários de Android, a Apple deve apostar na inteligência artificial.

A principal pista sobre isso vem do Apple Intelligence, conjunto de ferramentas de IA que deve “turbinar” a assistente Siri e oferecer experiências personalizadas ao usuário em um nível jamais alcançado no iPhone.

É verdade que o Apple Intelligence também vai ser liberado no iPhone 15, mas somente nos modelos Pro da linha. Isso pode gerar a percepção no mercado de que, se alguém quiser um iPhone realmente compatível com a atual onda de IA, terá que recorrer à série 16, o que deve favorecer a meta da Apple.

Craig Federighi, VP de engenharia de software da Apple, anunciando o Apple Intelligence
Craig Federighi, VP de engenharia de software da Apple, anunciando o Apple Intelligence (imagem: Reprodução/Apple)

Quando o iPhone 16 vai ser lançado?

Espera-se que a Apple faça o anúncio oficial da linha iPhone 16 em setembro de 2024. Todos os modelos da linha devem sair de fábrica com o iOS 18 como sistema operacional.

Os rumores dão conta de que o iPhone 16 Pro Max deve se destacar com uma bateria mais densa, entre outras características únicas. Em comum, todos os esperados quatro modelos do iPhone 16 podem trazer o chip A18, ainda que com limitações nas versões mais simples da linha.

Relacionados

Autor(a)

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.