Apple reconhece que outros produtos não serão lucrativos como o iPhone

Big tech publicou nota em relatório para a SEC em que reconhece que investimento em novos dispositivos podem não repetir o sucesso do iPhone

Felipe Freitas
Resumo
  • A Apple reconheceu que novos produtos podem não ser tão lucrativos quanto o iPhone e que, devido a isso, enfrenta riscos de mercado.
  • A empresa lançou o headset VR Apple Vision Pro e a IA generativa Apple Intelligence em 2024.
  • O iPhone continua a ser o principal produto da Apple, com vendas superiores a outros dispositivos, como o Mac.

A Apple publicou no relatório de resultados financeiros que novos produtos podem não ser lucrativos como o iPhone. Essa nota da big tech integra a parte do relatório sobre os riscos aos seus negócios. A Apple iniciou a aposta em dois novos mercados em 2024, lançando o headset VR Apple Vision Pro e a sua IA generativa Apple Intelligence.

O relatório enviado para a SEC, a comissão de valores mobiliários dos Estados Unidos, é uma das etapas da apresentação de resultados financeiros trimestrais. A última apresentação desse tipo ocorreu na semana passada, após o lançamento do Mac Mini, iMac e MacBook Pro com o processador M4. Essa nota, pelo que apuramos, é a primeira vez em que a big tech reconhece a dificuldade de repetir o sucesso do iPhone em outros segmentos.

Por que a Apple divulgou essa informação?

O objetivo do relatório é ser transparente com investidores sobre o cenário e apostas de mercado da big tech. Ao entrar em novos mercados, a Apple enfrenta novos desafios e pode competir com empresas mais experientes — ainda que ela seja uma referência em tecnologia.

O cenário mais difícil para a big tech (fazendo uma rápida análise) pode ser o de headsets VR. O Apple Vision tem hardwares topo de linha, mas chegou com um preço inicial de US$ 3.499 (R$ 20.127,30), bem mais caro que os concorrentes, e está em um mercado mais competitivo, com marcas consolidadas como a Quest. Para complicar, o segmento VR ainda é nichado.

Com a Apple Intelligence, que possui integração com o ChatGPT, a situação parece ser mais vantajosa. Ainda que a Apple tenha lançado sua IA para celulares depois da Samsung, sua maior concorrente, esse produto ainda é novo e o público está se acostumando com essa novidade. A big tech espera lançar seu próprio LLM nos próximos anos.

iPhone é o principal produto da Apple

Para a surpresa de ninguém, o iPhone é o principal produto da Apple, sendo o dispositivo mais vendido do portfólio da marca há mais de uma década. Por exemplo, ainda que os Macs tenham uma alta qualidade, eles ficam longe das vendas do iPhone, como mostra a tabela acima, divulgada na apresentação de resultados financeiros do terceiro trimestre de 2024.

O iPhone revolucionou o mercado de celulares e abriu a era dos smartphones em 2007. A Apple se manteve como referência no segmento e o dispositivo virou seu principal produto.

Relembre o lançamento do iPhone 16

Com informações: Financial Times, TechCrunch e Apple Insider

Relacionados

Escrito por

Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.