Apple vende iPhone 12 em duas caixas para incluir fones na França
Lei na França exige que todo celular seja vendido com fone de ouvido; caixa do Apple iPhone 12 vem dentro de outra caixa
Lei na França exige que todo celular seja vendido com fone de ouvido; caixa do Apple iPhone 12 vem dentro de outra caixa
A Apple decidiu vender seus iPhones, incluindo o novo iPhone 12, sem carregador e fones de ouvido na embalagem. No entanto, uma lei na França exige que todo celular seja vendido com fone. A solução da empresa foi colocar a caixa do smartphone dentro de outra caixa, acompanhada pelos EarPods.
Jean-Baptiste Nicolet, do canal TheiCollection no YouTube, mostra que a Apple está usando a caixa menor para vender o iPhone 12 e 12 Pro no mercado francês. No entanto, a embalagem vem dentro de uma caixa branca, e os fones EarPods ficam na parte de baixo.
A França requer que todo celular seja acompanhado por fones de ouvido: a ideia é expor menos a cabeça à energia de radiofrequência (RF), emitida com maior intensidade durante ligações telefônicas. Isso consta no artigo L34-9 da Lei das Comunicações Eletrônicas.
“Os terminais radioelétricos [como celulares] destinados a serem conectados a uma rede aberta ao público para a prestação de serviço telefônico [como 3G ou 4G] não podem ser comercializados sem um acessório que permita limitar a exposição da cabeça às emissões radioelétricas durante as comunicações”, diz a lei.
A Apple também deixou de incluir os EarPods com o iPhone 11, iPhone XR e novo iPhone SE; na França, eles ainda precisam ser acompanhados por um par de fones. No entanto, a lei não exige que adaptadores de tomada venham na caixa.
Segundo a empresa, a remoção dos acessórios traz benefícios ao meio ambiente, reduzindo as emissões de carbono e a extração de minérios. Os iPhones agora são vendidos em uma embalagem menor: a Apple afirma que pode transportar 70% mais caixas em um único palete.
No entanto, é provável que muitas pessoas ainda precisem comprar um carregador: a Apple inclui um cabo Lightning para USB-C na caixa, enquanto os adaptadores de tomada que vinham com quase todos os iPhones são USB-A, com exceção do iPhone 11 Pro e Pro Max.
Com informações: 9to5Mac.
Leia | Por que a Apple não vende mais o iPhone com carregador?