Asus Zenfone 12 Ultra é anunciado com tecnologia de IA da Meta
Vendas do novo premium da Asus iniciam em parte da Europa e Ásia. IA do Zenfone 12 Ultra usa Llama 3 8B, a mesma presente em recursos de IA da Meta.
Vendas do novo premium da Asus iniciam em parte da Europa e Ásia. IA do Zenfone 12 Ultra usa Llama 3 8B, a mesma presente em recursos de IA da Meta.
A Asus anunciou nesta quinta-feira (06/02) o Zenfone 12 Ultra, seu novo celular topo de linha. O destaque do smartphone está nos recursos de inteligência artificial, que utilizam o LLM Llama 3 8B da Meta. Parte do processamento das tarefas de IA é realizada na nuvem, enquanto aquelas de menor desempenho são executadas pelo processador Snapdragon 8 Elite.
Ainda não há previsão de lançamento do celular no Brasil. No ano passado, o Asus Zenfone 11 Ultra chegou por aqui semanas depois do lançamento global. Em 2024, a fabricante taiwanesa anunciou o smartphone em julho, com a estreia no Brasil em agosto.
Entre os recursos de IA presentes no Zenfone 12 Ultra, estão tradução de chamadas, resumo de textos, busca via imagens e um app de gravação de voz turbinado. Esse app conta com transição, resumo das gravações (útil para gravar reuniões) e identificação de diferentes pessoas na chamada.
As ferramentas de IA também estão presente nos recursos de câmera, como o removedor de objetos em fotos e de ruídos para vídeos.
Como o Llama 3 8B e a própria Meta estão estreando no mercado de IAs para celulares, podemos esperar mais recursos baseados nessa tecnologia no futuro. Contudo, o lado negativo é que a Asus dará apenas dois anos de atualização de sistema operacional para o Zenfone 12 Ultra (cinco para os updates de segurança).
O Asus Zenfone 12 Ultra foi apresentado em versões com 12 GB e 16 GB de memória RAM. As opções de armazenamento são 256 GB ou 512 GB — sem opção de expandir essa especificação com cartão de memória.
O kit triplo de câmeras é formado por uma lente principal de 50 MP, teleobjetiva de 32 MP e ultra angular de 13 MP. A câmera para selfies possui 32 MP e fica instalada em um notch do tipo furo na tela.
Por falar no display, ele mede 6,78 polegadas e utiliza um painel AMOLED. A taxa de atualização é de 144 Hz, com brilho máximo de 1.600 nits. A tela utiliza a proteção Gorilla Glass Victus 2.
A bateria de 5.500 mAh possui suporte para carregamento rápido com fio para 65 W. Já o carregamento rápido sem fio é 15 W. O Zenfone 12 Ultra também permite o carregamento reverso de 10 W.
Se a falta de uma versão com 1 TB e dois anos de atualização de sistema operacionais são pontos negativos, o Zenfone 12 Ultra agrada por manter uma entrada para conector de 3,5 mm, permitindo que você use fones de ouvido com fio.
O Zenfone 12 Ultra ainda possui duas entradas para cartões SIM e suporta a tecnologia eSIM. Ele também tem proteção IP68 para poeira e água. O preço sugerido do celular na Europa começa em 1.099 euros (R$ 6.594).
Com informações de GSM Arena, Android Authority e Android Police
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
{% endif %}