Bill Gates diz que Intel perdeu rumo e vê futuro sombrio para companhia
Para Bill Gates, é surpreendente que uma companhia com perfil inovador como o da Intel tenha ficado para trás em chips para IA.
Para Bill Gates, é surpreendente que uma companhia com perfil inovador como o da Intel tenha ficado para trás em chips para IA.
Bill Gates se dedica à filantropia atualmente, mas isso não o impede de acompanhar o setor de tecnologia. O cofundador da Microsoft sabe que a Intel está em crise, e declarou o seguinte sobre isso: “estou surpreso que a Intel basicamente tenha perdido o rumo”.
A declaração foi dada durante uma entrevista à Associated Press na qual Gates comentou sobre seu novo livro (Código-fonte: como tudo começou) e os desafios antitruste do Google, por exemplo. Mas suas impressões sobre a crise da Intel foram o ponto alto da conversa.
Em dado momento, Gates disse:
Eles [a Intel] perderam a revolução dos chip para IA e, mesmo com sua capacidades de produção, nem usam padrões que nomes como Nvidia e Qualcomm consideram fáceis.
Gates também declarou ter torcido pela estratégia que Pat Gelsinger adotou de não “consertar” a questão do desenvolvimento de chips da Intel, mas os problemas de fabricação que companhia enfrentava.
Sabemos agora que esse plano não teve o efeito esperado. Pat Gelsinger foi removido do cargo de CEO da Intel em 1º de dezembro de 2024, após quase quatro anos no posto.
A companhia segue sem um substituto para Gelsinger até hoje. Por enquanto, os executivos David Zinsner e Michelle Johnston Holthaus atuam como coCEOs interinos.
A gente imagina que um nome tão relevante para o setor de tecnologia quanto Gates pode indicar uma solução para o problema da Intel, mas isso não aconteceu.
Na verdade, Gates deixou claro que ficou surpreso com a situação da empresa. A Intel é parceira de longa data da Microsoft e, até certo ponto, contribuiu para o sucesso do Windows graças às suas inovações em hardware para PC.
Para Bill Gates, causa espanto que uma companhia com esse perfil de inovação tenha ficado para trás. No cenário atual, a Intel vê a Nvidia dominando o setor de GPUs e tecnologias para inteligência artificial, e a Qualcomm se sobressaindo em chips para dispositivos móveis, só para citar os exemplos mais visíveis.
“Espero que a Intel se recupere, mas parece ser muito difícil para eles neste estágio”, finalizou Gates.
A Intel enfrenta uma forte crise financeira desencadeada em 2024, que resultou até em demissões. A companhia apostou alto na divisão que produz chips sob medida para terceiros, mas esse é um segmento que exige investimentos elevados e demora para dar retorno. Esses são alguns dos fatores que afetaram a saúde financeira da companhia.
Para completar, a Intel não tem conseguido se destacar no segmento de IA, mercado cuja demanda por infraestrutura tecnológica cresce em várias partes do mundo.
A Intel continua sendo líder no fornecimento de processadores para PCs e servidores, mas poderia ter uma posição de maior destaque no mercado se estivesse mais bem alinhada às tendências tecnológicas.
Para saber mais detalhes sobre a crise da Intel, confira o Tecnocast 366.
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
{% endif %}