Bluesky ganha 1 milhão de usuários em uma semana e atinge nova marca
Rede social de microblogging divulgou que 1 milhão de novas contas foram criadas desde a semana passada. Bluesky agora tem mais de 15 milhões de contas
Rede social de microblogging divulgou que 1 milhão de novas contas foram criadas desde a semana passada. Bluesky agora tem mais de 15 milhões de contas
O Bluesky anunciou nesta quarta-feira (13) que passou de 15 milhões de usuários. A rede social celebra a nova marca após uma nova semana com o crescimento na criação de contas, na qual registrou 1 milhão de novos usuários. Coincidência ou não, esse novo pico de criação de contas surgiu após as eleições presidenciais americanas.
É provável que o crescimento do Bluesky na última semana foi causado pela insatisfação dos usuários do X com a rede social — e isso inclui mudanças nos termos de uso e o próprio dono da plataforma. A diretora de operações do Bluesky, Rose Wang, informou que a maioria desses novos usuários são americanos.
Anunciado mês passado, a mudança de que usuários bloqueados podem visualizar o conteúdo de quem te bloqueou entrou em vigor em novembro. A alteração no sistema de bloqueio irritou os usuários e fez, no dia do anúncio, o Bluesky bater a marca de 500 mil novas contas em 24 horas.
Para alguns, isso não é motivo de chateação. Porém, vale lembrar que na maior parte dos casos, um simples bloqueio de conta impede que um bully, por exemplo, visualize o que um colega de sala publicou para usar como combustível de chacota. Pode não parecer, mas para alguns trolls, abrir a conta em janela privada para ver o que foi postado é um trabalhão — criar outra conta mais ainda.
O outro suposto motivo para o aumento de usuários no Bluesky é o resultado das eleições americanas. Elon Musk, dono do X, fez campanha para Donald Trump e foi anunciado como chefe do Departamento de Eficiência Governamental.
Durante a campanha Musk prometeu sortear dinheiro para doadores do Trump, além de que uma conta que buscava convencer eleitores a votar em Kamala Harris foi suspensa dois dias antes da votação. Também há relatos do crescimento de conteúdos racistas e conspiratórios na plataforma.
Com a nova marca de 15 milhões de usuários, o Bluesky se tornou o app mais baixado na App Store dos Estados Unidos nesta quarta-feira. A rede social descentralizada passou o Threads.
Inclusive, apesar de modesto, o crescimento do Bluesky é honesto. Enquanto o Threads tem a ajuda da integração com o Instagram para bater 275 milhões de usuários mensais, o Bluesky atinge 15 milhões por conta própria.
Com informações: The Verge e TechCrunch