Bluesky vai permitir que usuários escolham se IAs podem acessar suas publicações
Jay Graber, CEO do Bluesky, revelou que plataforma está desenvolvendo tecnologia para liberar ou bloquear treinamento com IA. Usuários podem acessar proposta no Github.
CEO do Bluesky revelou que plataforma quer ferramenta que dê aos usuários a escolhe de fornecer conteúdo para IAs (ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Resumo
O Bluesky permitirá que usuários controlem o acesso de IAs às suas publicações.
A solução utiliza scripts para bloquear crawlers de IA, que geralmente são respeitados por buscadores.
A proposta da rede social está disponível no GitHub.
O Bluesky promete em breve liberar a opção para que os usuários escolham se IAs podem utilizar suas publicações para treinamento. A declaração foi feita por Jay Graber, CEO do microblogging, durante uma palestra no SXSW. O Bluesky não desenvolve nenhuma IA generativa — o problema são as empresas que usam publicações da rede social para treinar seus LLMs.
Como deve funcionar o sistema “anti IA” do Bluesky?
Uma das ideias é que a opção de impedir que IAs usem o conteúdo publicado pelos usuários seja similar ao bloqueio usado em sites de notícias. Segundo a CEO do Bluesky, os scripts que impedem os crawlers das IAs costumam ser respeitado pela maioria dos buscadores — ainda que a Perplexity seja ótima em violar esses bloqueios.
X, ao contrário do Bluesky, possui IA que usa conteúdos dos usuários no seu treinamento — e não há opção de negar isso (foto: Giovanni Santa Rosa/Tecnoblog)
Assim, Graber explica que essa pode ser a base para a solução que o Bluesky quer implementar. Sendo uma rede social de código aberta e descentralizada, é possível acessar a proposta da plataforma no Github.
No ano passado, foi revelado que um milhão de publicações do Bluesky estavam em um banco de dados no Hugging Face, uma espécie de plataforma Git para desenvolvimento de machine learning. Com essa proposta do Bluesky, usuários que são contra o uso de suas publicações para treinamentos de IAs poderão evitar que isso se repita.
Bluesky trouxe mais novidades para a plataforma nesta semana
Lista de novidades da nova atualização do Bluesky (imagem: divulgação)
No início dessa semana, a rede social também publicou o update 1.99. A novidade agora permite que usuários publiquem vídeos de até três minutos, aba separada para DMs de usuários desconhecidos, um novo atalho para silenciar contas e três novas traduções — lembrando que há meses a rede social já conta com tradução em português.
O Bluesky liberou o upload de vídeos em setembro do ano passado. Como não possui grandes investimentos, a chegada de novos recursos é feita de forma gradual. Por exemplo, a plataforma não permite o upload de GIFs a partir do dispositivo do usuário, mas há integração com o Tenor para publicar GIFs desta plataforma.
Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.