Bluetooth 6.0 é oficial e promete melhorar rastreamento de dispositivos
Tecnologia Bluetooth 6.0 também deve ajudar a reduzir consumo de energia e latência da conexão sob determinadas circunstâncias
Tecnologia Bluetooth 6.0 também deve ajudar a reduzir consumo de energia e latência da conexão sob determinadas circunstâncias
Se você acha que já temos muitas versões do Bluetooth, se prepare: mais uma vem aí. O Bluetooth 6.0 foi anunciado oficialmente pelo grupo responsável pela tecnologia, o Bluetooth SIG. A novidade traz uma série de aprimoramentos funcionais, entre eles, um recurso que ajuda a rastrear dispositivos.
O tal recurso foi batizado de Bluetooth Channel Sounding (Sondagem de Canal, em tradução livre). Ele permite que a distância entre dois dispositivos seja determinada com precisão na casa dos centímetros. A tecnologia emite sinais de rádio entre ambos os aparelhos em frequências diferentes para estimar a distância.
Para fins de segurança, essa comunicação é feita somente entre dispositivos autorizados. Com isso, a tecnologia poderá ser utilizada para que o usuário use seu celular para localizar um objeto acompanhado de um dispositivo similar ao Apple AirTag.
Mas essa é só uma possibilidade de uso. De acordo com o Bluetooth SIG, a tecnologia Channel Sounding também poderá ser usada em aplicações de chave digital para abertura de portas, portões ou carros, por exemplo.
Ou então permitir que dispositivos como mouse e teclado sejam “acordados” de acordo com a sua proximidade física em relação a um tablet ou notebook. Tudo dependerá da criatividade dos desenvolvedores.
Além do Channel Sounding, o Bluetooth 6.0 traz aprimoramentos na transmissão de dados. Eles visam ajudam a poupar energia (sendo úteis para dispositivos com baterias pequenas, portanto) ou a reduzir a latência da comunicação (tempo que um dado leva para ir da origem ao destino).
Um desses recursos recebeu o nome Decision-Based Advertising Filtering (Filtragem de Publicidade Baseada em Decisão). Aqui, o termo “publicidade” diz respeito a um modo que permite ao equipamento anunciar que está pronto para ser conectado a outro, basicamente.
A ideia da filtragem é evitar que o processo de varredura necessário para essa conexão ser estabelecida seja executado em canais de comunicação que, no fim das contas, não são relevantes para a aplicação.
Outro recurso é o Monitoring Advertisers (Monitoramento de Anunciantes), que ajuda a poupar energia quando o alcance de um dispositivo a ser conectado é incerto.
Também vale mencionar o recurso Isochronous Adaptation Layer (Camada de Adaptação Isócrona), que foi melhorado com técnicas que ajudam a reduzir a latência, bem como a aumentar a confiabilidade da aplicação durante a transmissão de dados confidenciais.
O Bluetooth 6.0 foi anunciado oficialmente nesta semana, o que significa que as suas especificações estão prontas. Contudo, o acesso à tecnologia deve demorar meses para acontecer, afinal, dependerá do desenvolvimento de componentes ou dispositivos compatíveis.
Basta levarmos em conta que a versão mais recente até então, o Bluetooth 5.4, foi anunciado no começo de 2023, mas só em 2024 o padrão começou a, de fato, ser adotado pela indústria.