ChatGPT apresenta instabilidade e fica fora do ar nesta terça-feira

Usuários do ChatGPT não conseguiam acessar o serviço após queda geral. OpenAI já publicou solução e monitora resultados, mas não divulgou causa

Felipe Freitas
Por
ChatGPT
ChatGPT apresenta instabilidade desde a madruga desta quarta-feira (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

O ChatGPT apresentou uma instabilidade nesta terça-feira (4). O problema na IA generativa da OpenAI começou na madrugada. Alguns usuários ainda conseguiam acessar o serviço, mas para outros, o ChatGPT não carregava completamente.

Nos testes feitos pelo Tecnoblog, o serviço estava sem funcionar até aproximadamente 8h. Minutos depois, o ChatGPT voltou a carregar. Na página de status da OpenAI, a empresa seguia informando que a IA está indisponível para alguns usuários.

ChatGPT não carregava completamente durante período que esteve fora do ar (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
ChatGPT não carregava completamente durante período que esteve fora do ar (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Segundo a classificação da OpenAI, o ChatGPT estava com um “major outage” — queda generalizada em tradução direta. A empresa afirma que já identificou a causa e que resolveu o problema às 8h19 (horário de Brasília). A OpenAI relata que segue monitorando os resultados da solução.

Painel de status da OpenAI indica que ChatGPT está com uma queda generalizada (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Painel de status da OpenAI indica que ChatGPT está com uma queda generalizada (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Até o momento, a OpenAI não se pronunciou sobre o que causou a instabilidade no ChatGPT. O problema não afetou outros serviços da OpenAI, como a API do ChatGPT e o Labs. A IA generativa possui mais de 100 milhões de usuários semanais, segundo a própria empresa.

Problemas na terça-feira

Antes dessa queda total do ChatGPT, a IA generativa da OpenAI apresentou problemas de latência. A versão mobile, também na terça-feira, não estava gerando prompts com imagens. No dashboard, a OpenAI relata que corrigiu os problemas ainda na terça-feira.

Em 2023, após uma queda generalizada, a OpenAI passou por um dos seus piores problemas. Um bug no ChatGPT levou a um vazamento de dados dos usuários. Além de mostrar o histórico recente de conversas, o problema permitiu que usuários pudessem acessar dados de outras contas, além de receber emails de confirmações que deveriam ser enviados para outros usuários.

Com informações: The Verge e TechCrunch

Relacionados